ANIVERSÁRIO

Bacharelado em Biblioteconomia da FURG celebra 45 anos de história

Reitora integra mesa de abertura virtual da Semana Acadêmica nesta quinta, 14

O Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da FURG comemora, em 2020, 45 anos de atuação. Para marcar o ano de celebrações, a coordenação do curso, juntamente com o Centro Acadêmico de Biblioteconomia (CABiblio), professores e alunos, organizam uma série de eventos online para os meses de outubro, novembro e dezembro.

Dentre as atividades previstas, destacam-se a XXII Semana Acadêmica do Curso de Biblioteconomia, com o tema Biblio 45: comemoração do aniversário do curso no período de isolamento social, e o I Fórum de Egressos do Curso de Biblioteconomia da FURG.

Nesta quinta-feira, 15, acontece a mesa de abertura da Semana Acadêmica, com a presença da reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, e do pró-reitor de Graduação, Renato Duro Dias, além das presidentes do Conselho Regional de Biblioteconomia 10ª Região (CRB-10), Luciana Kramer Pereira Müller, e da Associação Rio-Grandense de Bibliotecários (ARB), Neli Miotto, e outras autoridades. Em seguida, acontece uma palestra com a bibliotecária Carli Cordeiro. A atividade tem início às 16h, no canal do curso de Biblioteconomia no YouTube.

Para as próximas semanas, estão previstas palestras, oficinas e apresentações de trabalhos realizados por estudantes de Biblioteconomia. Mais informações podem ser obtidas no site do evento

História
Criado em 1974 como parte do esforço de expansão inicial da própria universidade (fundada em 1969), o curso de Biblioteconomia foi bem recebido pela comunidade local, ansiosa por novas alternativas de formação profissional em nível superior.

No Estado, já funcionava o curso oferecido pela Ufrgs, que supria apenas parcialmente a demanda potencial por bibliotecários. Em especial, havia o entendimento de que a demanda real ou potencial por bibliotecários dos municípios do interior do Estado não era adequadamente atendida, sendo que em Rio Grande se registrava a atuação de uma bibliotecária apenas. Embora não se tivesse feito um estudo de mercado, os proponentes do novo curso assumiram que o mesmo se destinava a suprir a demanda da própria universidade recém-criada, e também do interior do Estado.

O curso entrou em funcionamento em março de 1975, com a oferta de 25 vagas. Os primeiros professores, que elaboraram o projeto do curso e assumiram a responsabilidade pelas disciplinas do núcleo profissionalizante eram oriundos da UFRGS – e foram agrupados no Departamento de Biblioteconomia e História (DBH), no qual foram alocadas aquelas disciplinas. Além destes, o curso contava com o aporte pedagógico e científico proporcionado por disciplinas ministradas por professores de outros departamentos, completando a formação geral e humanística que se oferecia aos alunos. O curso foi organizado em regime semestral, por disciplinas, com duração de três anos. A primeira turma iniciou seus estudos em março de 1975, sendo que os primeiros bibliotecários formados pela FURG colaram grau no final de 1977.

Ao longo destes 45 anos, o curso de Biblioteconomia da FURG construiu uma tradição que se multiplica pela atuação de centenas de bibliotecários exercendo sua profissão em grande número de entidades, instituições, órgãos governamentais e empresas, em vários estados brasileiros.

Na âmbito da extensão foram realizados múltiplos eventos, dentre os quais sobressai a Feira do Livro do Cassino, criada e organizada originalmente pelos professores da área de Biblioteconomia do DBH e que, devido ao seu crescimento, ganhou vida própria. Houve ainda parcerias com inúmeras entidades, com destaque para a Biblioteca Rio-Grandense; projetos junto à comunidade dos bairros; eventos como o Encontro de Bibliotecários no Interior, o Simpósio Internacional de Biblioteconomia e Ciência de Informação do Mercosul; o Ciclo de Conferências em Biblioteconomia e Ciência da Informação; e a Biblioteca na Praça, em parceria com as bibliotecas escolares do Rio Grande, dentre outros.