HOMENAGEM

Associação das Amigas do HU completa 25 anos

Grupo realiza diversas atividades em prol do HU-Furg

Foto: Divulgação

A direção do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr.(HU-FURF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu no dia 25 de julho, à tarde, evento em homenagem a Associação das Amigas do Hospital Universitário de Rio Grande (Amigas do HU), pela passagem de seus 25 anos de fundação. Na ocasião, as integrantes do grupo foram recebidas pela superintendente do HU-FURG, Sandra Brandão, pelo gerente Administrativo, Tomás Dalcin, pela chefe da Divisão de Enfermagem, Carmen Rivoire, e pela ouvidora e coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital, Gicelda Pardo.



Durante a cerimônia, os representantes do HU-FURG entregaram as integrantes do grupo bótons, alusivos aos 25 anos. O evento, ainda contou com um bolo de aniversário em homenagem a Associação. Na ocasião, a superintendente do Hospital, agradeceu o trabalho desenvolvido pelas Amigas do HU, reconhecendo e salientando a importância da atuação do grupo em prol do Hospital.

Na sequência, a presidente da Associação, Liana Spotorno, falou emocionada sobre a história de luta do grupo para angariar recursos que são revertidos em melhorias para o Hospital, sempre visando o bem-estar dos pacientes e funcionários. Destacou ainda, que este ano, através de repasses de recursos provenientes de um acordo firmado com o Ministério Público Federal (MPF), está sendo possível realizar uma série de investimentos no HU-FURG, como aquisição de móveis, ares-condicionados, cadeiras de rodas, cortinas, equipamentos, cobertores, materiais de cozinha, entre outros. Além disso, as Amigas do HU são responsáveis por repasses periódicos de fraldas e enxovais destinados a atender os pacientes da área materno-infantil do HU-FURG.

História

Em 25 de julho de 1994, a senhora Neusa Rocha da Senhora foi convidada pela Professora Enfermeira Adriana Dora da Fonseca a formar um grupo voluntário. Apoiadas pelo então diretor do Hospital Universitário, Dr. Ari Mossi Feris, e com o auxílio das enfermeiras: Elaine Miranda, Geane Machado e Helena Vaghetti, foram convidadas 15 mulheres da comunidade rio-grandina para iniciar o planejamento deste grupo de trabalho. O grupo foi denominado Associação das Amigas do Hospital Universitário de Rio Grande e registrado como uma entidade de fins filantrópicos.

O primeiro passo foi descobrir as necessidades mais prementes, que eram diversas, tais como: roupa de cama, travesseiros, toalhas, fraldas, aparelhos de pressão e outros. O segundo passo: conseguir recursos financeiros. Foram feitas muitas visitas às indústrias e casas de comércio locais e surgiram algumas pessoas dispostas a ajudar, doando quantias mensais. Como isso não era suficiente, surgiu a ideia de realizar eventos que hoje são consolidados, pois a comunidade sempre contribui apoia e prestigia: desfiles de modas, almoços, jantares e bazares.

Ao longo do tempo, as Amigas do HU estão constantemente em contato com a entidade para verificar as necessidades e ajudar no atendimento delas. Uma ação que é a marca registrada do grupo é a doação de fraldas e enxovais que confeccionam para crianças carentes e que são distribuídos na Pediatria e UTI Pediátrica e Neonatal. Nos 25 anos, um dos destaques foi a luta e busca de recursos para implantação da UTI Pediátrica, que entrou em funcionamento em 2017.
Atualmente, a Associação conta com 20 integrantes.

Feijão Amigo

O próximo evento da Associação será a 12ª edição do Feijão Amigo, que acontece no dia 1º de setembro, às 12h30, na Sociedade Amigos do Cassino (SAC). Além da tradicional feijoada, o cardápio inclui carreteiro, mocotó e buffet de sobremesas. O ingresso custa R$ 60 e pode ser adquirido através do telefone: (53) 99962.6600.

 

 

Galería

25 anos das Amigas do HU

Divulgação