PROJETO ASTRAL

Aquacultura sustentável é tema de visita de pesquisadora norueguesa à FURG

Elisa Ravagnan é cientista-chefe do Norce, que desenvolve projeto internacional em parceria com a universidade

Foto: Fernando Halal/Secom

O reitor da FURG, Danilo Giroldo, recebeu na semana passada a visita da pesquisadora Elisa Ravagnan, cientista-chefe do Norwegian Research Center (Norce).

O centro de pesquisas Norce possui diversas atividades voltadas ao mar, incluindo aquacultura, oceanografia e desenvolvimento tecnológico/computacional. A visita da cientista ao Brasil, além de estreitar laços entre as duas instituições, também representa a continuidade ao projeto Astral, desenvolvido entre ambas desde 2020.

"Entregamos uma série de resultados, mas era importante que a Dra. Elisa conhecesse de perto os trabalhos, a tecnologia implantada e o ambiente como um todo", afirmou o professor Marcelo Pias, do Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG. "Ela pôde saber do nosso potencial e, quem sabe, venham novas colaborações e oportunidades de projetos", completa ele, que coordena o setor de inovação tecnológica do projeto.

Em Rio Grande, a pesquisadora visitou a Estação Marinha de Aquacultura (EMA), no balneário Cassino. Conheceu toda a área e acompanhou atividades de rotina relacionadas à criação de organismos aquáticos, inclusive um processo de despesca do camarão cultivado na área. Entre os projetos em desenvolvimento no espaço, os professores citam como destaque os novos sensores com a detecção de biomassa por imagens, uma ação desenvolvida dentro do projeto Astral. Elisa também conheceu as instalações do C3, no campus Carreiros, e prestigiou o 1º Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS, na Câmara de Comércio.

"Foi uma honra e uma alegria receber a Dra. Elisa na FURG para estreitar ainda mais os nossos laços com o Norce, e para demonstrar todos os resultados que o projeto Astral já está entregando", afirmou o reitor. "Este é um projeto muito importante, de natureza interdisciplinar e internacional, que permite à FURG se somar a dezenas de outras universidades do mundo para produzir avanços em processos de aquacultura cada vez mais sustentáveis".

Projeto Astral
O projeto europeu tem como objetivo desenvolver novas tecnologias para a aquacultura que a tornem, ao mesmo tempo, mais rentável e mais sustentável por todo o Oceano Atlântico. Liderado pelo Norce, o projeto tem a participação de 17 instituições espalhadas em diferentes países. São centros de pesquisa e empreendimentos de base tecnológica na Espanha, França, Inglaterra, África do Sul, Irlanda, Portugal, Nigéria e Argentina, além do Brasil, com a FURG.

No âmbito da FURG, o projeto Astral conta com uma equipe multidisciplinar dividida em multiunidades. Participam do projeto os professores da EMA Luis Poersch e Wilson Wasielesky, do C3, os docentes Marcelo Pias, Vinicius Menezes de Oliveira, Silvia Botelho, Paulo Drews Jr. e Nelson Duarte Filho, e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) a professora Cristiana Lima Dora.

 

 

 

Galería

Elisa Ravagnan é cientista-chefe do Norce, que desenvolve projeto internacional em parceria com a universidade

Fernando Halal/Secom