PRESENCIALIDADE

Após dois anos de atividades remotas, FURG retorna ao modelo presencial

Campanha de volta às aulas teve início nesta segunda-feira, 4

Em março de 2020, a FURG foi obrigada a parar suas atividades presenciais a fim de restringir a circulação do novo coronavírus. Para continuar cumprindo seu compromisso de estar ao lado da sua comunidade, a universidade precisou se reinventar e criar maneiras de seguir suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Agora, 4 de abril de 2022, a FURG volta a receber alunos, servidores, técnicos-administrativos em educação e terceirizados, no âmbito administrativo. Assim, seguindo todos os protocolos de segurança sanitários, a universidade está pronta para iniciar mais um ano letivo, com novos desafios, mas com a certeza de que estar presente novamente, tornará este um ano especial e acolhedor.

Campanha

“A FURG espera você de braços abertos”, mais que o tema da campanha de volta às aulas, esse é também o sentimento que traduz o início da fase 3 do retorno da presencialidade as atividades acadêmicas e administrativas.

O início do ano letivo na FURG acontece no próximo dia 25 de abril e para dar as boas - vindas aos novos estudantes, e também para toda comunidade universitária, a Secretaria de Comunicação (Secom) junto com a gestão da universidade e as pró-reitorias de Graduação e Infraestrutura, elaborou um vídeo de acolhida que marca o retorno da presença ao ambiente universitário.

Com a participação do reitor Danilo Giroldo, do vice-reitor Renato Duro, da pró-reitora de Graduação Sibele Martins e do pró-reitor de Infraestrutura Rafael Gonzales, o vídeo que será lançado no dia 18 de abril, aborda todo o preparo da universidade para essa retomada. O cuidado com as pessoas, com os ambientes e com os protocolos sanitários vigentes estão registrados nas falas, mas também a alegria e satisfação em receber de braços abertos, a comunidade universitária.

De acordo com a coordenadora de comunicação da Secom, Bruna Frio Costa, “o vídeo foi pensado especialmente para os alunos, tanto para aqueles que já estavam conosco antes da pandemia, para se sentirem acolhidos. E também para que os novos estudantes vejam como e por quem a universidade é feita, pessoas que permaneceram aqui durante esses dois anos e que nesta retomada redobraram seu trabalho pra tornar a FURG um lugar acolhedor, bem cuidado e seguro. Gostaríamos que todos que assistirem ao vídeo percebam que o cuidado está em todos os detalhes”.

Fase 3

A Fase 3 – última etapa do processo -, visa a retomada plena e integral de todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como as atividades administrativas da universidade em horário e cronograma habitual de funcionamento da instituição. Para isso, o documento regente estipula diretrizes sanitárias e protocolos para a preservação de um ambiente sanitário seguro, disponibilizado ao fim desta matéria.

Sobre as fases anteriores

Em outubro de 2021, o Plano de Contingência Institucional recebeu uma revisão na finalidade de contemplar um planejamento gradual para o retorno integral às atividades presenciais de maneira progressiva. A medida teve o intuito de estipular protocolos e estudar, caso a caso, o cenário criado a partir do início da movimentação de retorno presencial. Dessa forma, foram estipuladas três etapas para atingir o cenário ideal de ocupação total dos espaços físicos de todos os campi da instituição.

Em 18 de outubro de 2021 foi iniciado todo processo de retomada gradual, com o começo da Fase 1. Na oportunidade, a etapa organizou a retomada presencial de alguns poucos serviços e atividades de pesquisa e extensão, além da oferta de algumas disciplinas em caráter presencial. No quesito administrativo, a partir de então, servidores e funcionários terceirizados voltaram a ocupar suas estações de trabalho em regime de escala, durante três dias na semana e com horário reduzido.

Considerada a fase de adaptação e estudo do cenário, o formato foi embasado nas orientações do Comitê de Monitoramento da covid-19 da FURG, após a análise qualitativa dos dados epidemiológicos do município, região e estado – dados estes que estão em constante monitoramento e regem a possibilidade, ou não, da ampliação dos horários e atividades neste momento de retomada.

Após o entendimento favorável do comitê e o cenário sanitário positivo que se mantém desde então, passou-se para a Fase 2 em 16 de novembro de 2021, responsável por ampliar a gama de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão ofertadas na universidade, uma vez que também ampliou, no setor administrativo, os dias da escala de revezamento dos atendimentos e desenvolvimento de atividades de trabalho administrativo; agora de segunda a sexta, ainda em horário reduzido.

Plano de Contingência 1.8