Com o objetivo de ver de perto um negócio que dá certo, baseado nos conceitos da economia solidária, uma turma de alunos do curso de Administração, do campus FURG SAP, fez uma saída de campo no último sábado, 25, a Rolante, cidade vizinha a Santo Antônio da Patrulha.
As atividades foram realizadas em empreendimentos familiares, situados na localidade de Boa Esperança e que integram a Associação Caminho das Pipas (ACAPI). Esta foi uma proposta de vivência integrada ao plano da disciplina de Relações Organizacionais, abordada na perspectiva das redes de economia solidária, cooperativismo e associativismo, que é ministrada pela professora Cristiane Netto Costa.
O grupo foi recebido pela associada Sandra Dallarosa, que apresentou a trajetória da Vinícola Dallarosa e suas instalações, desde as parreiras até a agroindústria familiar, onde é realizado o processamento para a produção de sucos e vinhos, além de compotas e conservas. Os produtos são comercializados na cantina - local em que a família recebe os turistas visitantes da região.
Conforme conta a professora Cristiane, os estudantes puderam conhecer as oportunidades que a organização na forma de associação promove, como na aquisição de insumos, qualificação dos processos de produção e gestão, relações com o poder público e comerciais.
Na conversa com o atual tesoureiro da ACAPI, Roberto Montemezzo, que recebeu o grupo na Vinícola da família, além dos benefícios elencados anteriormente, também foram destacados os desafios para consolidação do coletivo e fortalecimento das relações de cooperação e confiança na comunidade, promovendo a inserção de novos integrantes entre os empreendedores que fazem parte dessa rota turística.
Antes do retorno a Santo Antônio o grupo almoçou no restaurante Caminho das Pipas, que também integra a associação.
Cristiane explica que alguns dos estudantes da disciplina estão em condição de formandos, e que os mesmos relataram a importância de atividades como a saída de campo para sua formação pessoal e profissional.