NOVO ANO

Agenda Social do mês de janeiro ressalta a luta por uma existência humana, política e social

Projeto destaca, no primeiro mês de 2023, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais

Com o início do ano, o projeto Agenda Social da FURG divulga as datas que serão celebradas pela universidade durante o mês de janeiro de 2023, servindo como uma oportunidade de refletir, debater e conscientizar sobre pautas importantes para a comunidade acadêmica e, em geral.

No começo do mês é celebrado o Aniversário do Campus de Santa Vitória do Palmar (4); logo depois ocorre o Dia do Leitor (7). Na mesma data, o Museu Antártico, que pertence ao Complexo de Museus e Centros Associados da FURG, completa 26 anos da sua fundação. Ao final do mês, a FURG concentra as suas ações no Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21) e no Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais (29).


A frase norteadora do projeto neste mês é: "Se nada ficar destas páginas, algo, pelo menos, esperamos que permaneça: nossa confiança no povo. Nossa fé nos homens e na criação de um mundo em que seja menos difícil amar.", trecho de Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire. Confira abaixo o calendário completo:

4/1: Aniversário do Campus de Santa Vitória do Palmar
7/1: Dia do Leitor e Aniversário do Museu Antártico
21/1: Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
29/1: Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais


Projeto Agenda Social

A FURG em seu contexto multicampi realiza inúmeras ações, atividades e projetos, que dialogam com diferentes temáticas socioculturais, educativas e ambientais. Assim, com o propósito de visibilizar as produções, bem como celebrar a vida e manifestar os compromissos de luta e resistência, foi criada a Agenda Social da FURG.

O conceito é de dialogar, informar e visibilizar datas que expressam o compromisso social da universidade, assim como criar campanhas que buscam compor uma programação coletiva e plural, sempre que possível em parceria com os municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha.