LEITURA

Agenda Social da FURG celebra o dia do Leitor

Data comemorativa é celebrada neste sábado, 7

Foto: Acervo DAC/Proexc

Lembrada anualmente como a data alusiva ao dia do leitor, 7 de janeiro é uma data especial para destacar a importância da construção de hábitos saudáveis de leitura e desenvolvimento intelectual por meio da literatura. O dia escolhido para a celebração homenageia a criação do jornal cearense “O Povo”, fundado no mesmo dia e mês em 1928 pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha.

Na FURG, a data faz parte da Agenda Social, projeto responsável por organizar as datas comemorativas que serão celebradas pela universidade durante o ano. De acordo com a organização do projeto, as escolhas servem para promover espaços e oportunidades para refletir, debater e conscientizar acerca de pautas relevantes para a comunidade.

Segundo Débora Amaral, que faz parte do projeto, o dia do leitor possui um grande significado para a FURG. “Falar do dia do leitor na universidade é um compromisso, uma vez que somos uma instituição que desenvolve potentes ações que contribuem na formação do leitor, desde os cursos de graduação que trabalham com a alfabetização de crianças e adultos, os cursos que trabalham com o livro, a mediação da leitura e a literatura”, explicou.

Ainda de acordo com Débora, além do que já foi mencionado, a FURG possui uma série de projetos de extensão voltados para a socialização da leitura e o acesso ao livro. “Outra ação bastante relevante é a existência de uma editora, que anualmente lança um edital de fluxo continuo para publicação de livros, aberto a comunidade”, complementou.

Feira do Livro

Outra ação institucional desenvolvida pela FURG no âmbito da leitura é a Feira do Livro, realizada no Balneário Cassino. Em 2023 será realizada a 49ª edição do evento, de 5 a 16 de abril. “A Feira do Livro da FURG, premiada como uma das maiores feiras do livro do Estado, promove ações que se originam da compreensão institucional de que o acesso a leitura é um direto cultural e social”, apontou Débora. 

Outra ação que merece ser registrada é a feirinha do livro da FURG, que além de promover ações de mediação de leitura para crianças, lança um livro infantil a cada edição.  “Essas presenças contam do envolvimento da instituição com a produção do livro e do leitor, por ações de acesso e mediações de leitura”, concluiu Débora.

 

Galería

Acervo DAC/Proexc