Com a presença de diversas autoridades locais e acadêmicas, além de pesquisadores, estudantes, professores e empresários de variadas áreas da tecnologia e da computação, o Cidec-sul recebeu na manhã desta terça-feira, 7, a cerimônia de abertura oficial dos eventos: SBGames, Sibgrapi e SVR 2023. A realização desta ação é feita pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), e, neste ano, a organização é de responsabilidade da FURG, por meio do Centro de Ciências Computacionais (C3).
Na ocasião, compuseram a mesa de abertura o vice-reitor da FURG, Renato Duro Dias; o capitão de Corveta - representando o 5º Distrito Naval -, Juliano de Azevedo; a secretária de Desenvolvimento, Inovação e Turismo do Município do Rio Grande, Lu Compiani; a conselheira da SBC – representando a presidência -, Carla Maria Dal Sasso Freitas; a coordenadora da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da SBC, Maria Andreia Formico Rodrigues; o coordenador especial da Comissão Especial de Computação Gráfica e Processamento de Imagens da SBC, Alexandre Xavier Falcão; vice-coordenadora da Comissão Especial de Realidade Virtual da SBC, Fabiana Furlan Peres; o diretor do C3, Adriano Werhli; o coordenador da comissão local de organização dos eventos, Paulo Drews; o coordenador local do SBGames, Alessandro Bicho; o coordenador local do Sibgrapi, Rodrigo Andradade; e o coordenador local do SVR, Marcelo Malheiros.
“Estamos muito alegres em receber eventos deste porte; isso demonstra não apenas a força da tecnologia, mas também o quão qualificadas são a nossa universidade, a nossa comunidade acadêmica e a cidade do Rio Grande. Passamos, em função da pandemia, um grande período distantes uns dos outros, separados por telas. Ao longo de 2023, podemos voltar a sentir essa sensação boa de estar dentro de um auditório cheio de pessoas e cheio de vida, como o que estamos vendo aqui hoje”, destacou o vice-reitor em sua fala.
Programação
Nessa quinta-feira, 7, ainda acontecem as seguintes atividades:
SBGames:
Sessões técnicas de A&D, computação, cultura, indústria e educação a partir das 13h30.
Painel "Debates em Jogos e Comp. Visual - Crises e Oportunidades” às 17h.
Plenária CEJOGOS às 18h.
SIBGRAPI:
Sessões técnicas a partir das 13h30
Tribute Session às 15h30
Painel "Discussions in Games and Visual Computing - Crisis and Opportunities" às 17h.
CEGRAPI Plenary Meeting às 18h.
SVR:
Sessões Técnicas: Human Factors in XR e Industrial Applications às 13h30 e 15h30.
Workshop of Theses and Dissertations às 15h30.
INCT-MACC às 17h.
*Estagiário sob supervisão do jornalista Hiago Reisdoerfer