DIA DO ESTUDANTE

“A higienização de documentos é uma forma de devolver vida a uma história empoeirada e enriquecer um acervo que poderá servir de fonte para futuros pesquisadores”

Aluno do curso de História Bacharelado, Thiago Gonzaga Telles atua como voluntário no Centro de Documentação Histórica (CDH) da FURG

Em alusão ao Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto, a Secretaria de Comunicação (Secom) realiza uma série de matérias com alunos e alunas da FURG que desempenham funções paralelas à vida acadêmica.

O terceiro entrevistado desta série é o rio-grandino Thiago Gonzaga Telles, 37 anos, graduando do curso de História – Bacharelado. Desde junho de 2022, ele atua como voluntário no Centro de Documentação Histórica (CDH) da FURG, onde exerce atividades de higienização de documentos.  

Segundo o estudante, a motivação para se voluntariar surgiu a partir da apresentação de um projeto da professora do curso de História e coordenadora do CDH, Carmem Schiavon, que tem como objetivo restaurar o material histórico da antiga Fábrica Rheingantz para condições adequadas de pesquisa.

"Fazer parte desse projeto foi uma decisão extremamente importante e tem sido enriquecedora para mim como estudante de história. Durante o período em que estive em contato com a documentação, pude perceber detalhes significativos do cotidiano da Fábrica Rheingantz, como o desenvolvimento do setor têxtil ao longo dos anos e a maneira como lidavam com os produtos comercializados, clientes, segurança e a saúde das trabalhadoras", explicou Thiago.   

O discente relata que teve a oportunidade de entrar em contato com fontes primárias e várias amostragens, o que considera de extrema importância para seu desenvolvimento como futuro historiador.

"A memória das trabalhadoras e dos trabalhadores e a relevância que a fábrica Rheingantz teve na história do Rio Grande foram fundamentais para me voluntariar nesse projeto. É gratificante saber que estou contribuindo de alguma forma para a preservação dessas histórias e que no futuro elas poderão servir de base para pesquisadores. Todos os historiadores, especialmente aqueles que se identificam com a cidade, deveriam participar de projetos relacionados ao resgate histórico da Fábrica Rheingantz", ressaltou.

Sobre o processo de higienização de documentos, Thiago é enfático: "Acredito que seja uma forma de dar vida a uma história empoeirada e enriquecer um acervo que poderá ser usado como fonte por futuros pesquisadores". Página por página, o aluno descreve que o processo de remoção da poeira e de qualquer material danoso é minucioso. Após isso, os documentos são enviados ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), onde são armazenados. Aqueles em estágio avançado de deterioração são encaminhados para um local específico para posterior restauração.

VOLUNTARIADO

Antes de começar a trabalhar com os documentos, Thiago passou por um curso de formação, no qual aprendeu técnicas para manusear pincéis, cabines de limpeza e equipamentos de proteção. O curso tem duração de 2h e todos os voluntários recebem certificados de participação. Durante a realização das atividades no Centro, também é fornecida a certificação.

"Nossa maior dificuldade é o número de voluntários e, por esse motivo, aproveito este espaço para convidar outros estudantes a participarem do projeto e se juntarem a nós", concluiu. Todos os estudantes de graduação e pós-graduação da FURG estão aptos a se voluntariar. O contato pode ser feito através do Instagram do projeto (@cdhfurg).

Acompanhe o portal www.FURG.br para ficar por dentro desta e de outras matérias sobre a vida universitária na universidade. Na próxima sexta-feira, 1º de setembro, conheça a última história desta série. 

 

Galería

Aluno do curso de História Bacharelado, Thiago Gonzaga Telles atua como voluntário no Centro de Documentação Histórica (CDH) da FURG

Aluno do curso de História Bacharelado, Thiago Gonzaga Telles atua como voluntário no Centro de Documentação Histórica (CDH) da FURG

Arquivo Pessoal