GEPROJ

1º Seminário de Gestão de Projetos é oportunidade para aprender e conectar-se

Em seu segundo dia, evento promovido pela Faurg discute práticas operacionais e desafios na execução

Foto: Fernando Halal/Secom FURG

Em seu segundo dia, o 1º Seminário de Gestão de Projetos (Geproj) teve continuidade nesta terça-feira, 24, discutindo práticas operacionais através de mesas redondas. Pela manhã, foram realizadas três mesas redondas mediadas pela diretora executiva da Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (Faurg), Danubia Espindola. A primeira mesa redonda tratou de projetos através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão do governo federal que concede recursos reembolsáveis e não-reembolsáveis a instituições de pesquisa e empresas brasileiras de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos. O 1º Geproj é uma realização da Faurg, tendo como apoiadores a FURG, a Unipampa e o HU/Ebserh.

Participaram o analista de Fomento à Inovação da Finep Marco Bruno Manzolillo, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da FURG Daiane Dias, o assistente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp/FURG) Cicero Vasão e o ex-pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da FURG Eduardo Sechhi. Na oportunidade, foram discutidos e apresentados aspectos abrangendo as etapas para se obter apoio e financiamento através da Finep, além de assuntos como a incubação de empresas de base tecnológica, a implantação de parques tecnológicos, a estruturação e consolidação dos processos de pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em empresas já estabelecidas e o desenvolvimento de mercados.

A jornada prosseguiu com mesa redonda Projetos com a Portos RS, que teve a participação do diretor de Meio Ambiente da Portos RS Henrique Horn Ilha, da pesquisadora e coordenadora de projetos junto a Portos RS Elisa Helena Leão Fernandes e do diretor do Complexo de Museus da FURG e do Centro de Convívio dos Meninos do Mar Lauro Barcellos.
A programação da manhã foi encerrada com a mesa redonda Projetos com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) com a participação da pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação da FURG Sílvia Silva da Costa Botelho, o diretor do iTEC/FURG Paulo Lilles Jorge Drews Junior, a coordenadora de Inovação e Prospecção do iTec/FURG Micheli Castro, o gestor de Inovação da Embrapii Eduardo Brito e o diretor presidente do Instituto i51 - Captador de Projetos Embrapii Márcio Roberto Machado da Silva.

À tarde, aconteceram mais duas mesas redondas, começando com Projetos com Ministérios com o ex-secretário Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) Luís Gustavo Cardoso, o pró-Reitor de Assuntos Estudantis (Prae/FURG) André Lemes da Silva e os coordenadores de projetos junto a ministérios José Vicente de Freitas, Tatiana Walter e Jorge Alberto Vieira Costa. Em seguida, encerrando as atividades da terça-feira, ocorreu a mesa redonda Projetos com Prefeituras Municipais com o secretário Municipal de Meio Ambiente do Rio Grande Antônio Carlos Porciuncula Soler, a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proexc/FURG) Débora Medeiros do Amaral e a coordenadora de Gestão de Suprimentos e Patrimônio da Ebserh em Brasília.

O 1° Geproj segue amanhã, 25, a partir da 9h com seis oficinas, sendo três pela manhã - "Avenças: Como encaminhar e aprovar projetos com mais assertividade e celeridade", "Financeiro: Como gerir e administrar os recursos financeiros do seu projeto com êxito durante a execução" e "Pagamento de Pessoal: Como contratar CLTs e disponibilizar bolsas, RPAs e Retribuições pecuniárias atendendo a todos os requisitos legais", que podem ser assistidas pelo Youtube neste LINK - , e três à tarde - "Compras: Como organizar, agilizar e receber as compras pelo seu projeto", "Importações: Como organizar, agilizar e receber as importações pelo seu projeto" e " Prestação de Contas - Como prestar contas cumprindo prazos e requisitos dos órgãos financiadores, reguladores e fiscalizadores" que também podem ser assistidas através do Youtube acessando AQUI. Mais informações podem ser obtidas nas redes sociais oficiais da FURG.

  

 

Galería

Fernando Halal/ Secom FURG