46ª Feira do Livro

Último dia da feira teve lançamento do novo site da FURG

46ª Feira do Livro foi encerrada com programação cultural que incluiu espetáculos musicais, bate-papos e oficinas

Foto: Fernando Halal/Secom

Chegou ao seu final na noite de domingo, 3, a 46ª Feira do Livro da FURG, com várias atividades na Praça Dídio Duhá, no balneário Cassino. Para encerrar os dez dias de feira, uma intensa programação cultural incluiu espetáculos musicais, bate-papos e oficinas.

A Academia Rio-grandina de Letras exibiu os resultados do concurso literário "Sua Poesia Vai à Feira" no Espaço Literário. A sempre movimentada Rua das Crianças ficou lotada de pequenos visitantes, que foram conferir os espetáculos "Três Lobinhos e o Porco Mau", "Canções dos Bichos: Rock e Natureza", e o número musical com Luciana Lima e João Lovato, da Escola Semente Olímpica. Na Arena Cultural, houve o lançamento oficial do novo portal da FURG, e a Big Band da universidade se encarregou do encerramento simbólico do evento com classe e boa música. 

"A Feira do Livro já se configura como um evento extremamente importante para a cultura, para o saber, para a construção de cidadania. Os livros ficam, isto é permanente", comentou o patrono desta edição, Péricles Gonçalves.

Dentro das comemorações do cinquentenário da FURG, que acontece em agosto, houve o lançamento do novo portal da universidade, em uma Arena Cultural lotada. Entre as autoridades presentes, estiveram a reitora Cleuza Maria Sobral Dias, e o vice-reitor, Danilo Giroldo. "Estamos reafirmando aqui o nosso compromisso com a universidade pública e de qualidade", destacou a reitora. Produzida de acordo com as premissas da comunicação pública, a plataforma tem a missão de qualificar o relacionamento da universidade com seus públicos interno e externo. O processo envolveu diretamente as equipes da Secretaria de Comunicação (Secom), do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e do Núcleo de Tradução (Nutra) da FURG, além de contar com a colaboração de todas as unidades da universidade para a reestruturação completa do conteúdo institucional. 

A noite e a feira foram encerradas com a apresentação da Big Band da FURG. Composto por metais (trompetes, trombones), saxofones (soprano, alto, tenor e barítono), seção rítmico-harmônica (piano, guitarra, contrabaixo, bateria e percussão) e flautas transversais, o numeroso grupo foi recebido com aplausos e assovios da plateia. Sob a regência do maestro Luciano Nazario, o repertório passeou de Herbie Hancock a Tom Jobim. Houve a participação de três convidados especiais: o saxofonista Marcelo Martins, o trompetista Jessé Sadoc e o trombonista Marcos Flávio, que abrilhantaram o espetáculo. A Big Band da FURG conta com músicos de formação musical universitária e um regente com graduação em violão e mestrado e doutorado em composição.