DIREITO

Seminário de Justiça Oceânica acontece nesta quinta, 9

Ação acontece em formato online, e gratuito, confira

Voltado para estudantes, professores e pesquisadores de economia azul, direito do mar, direito ambiental, oceanografia e áreas afins, acontece nesta quinta-feira, 9, o evento Seminários Sobre Justiça Oceânica – Economia Azul e Poluição Marinha. A ação será realizada das 14 às 17h, em formato virtual e gratuito, por meio da plataforma Conferência Web (acesso disponível aqui), e tem como objetivo oferecer uma visão ampla sobre a problemática do tema, agregando conhecimento sobre o desenvolvimento azul de modo sustentável.

Mais informações

Segundo a organização, o evento tem a finalidade de ofertar capacitação interdisciplinar sobre gestão e regulação dos oceanos e sustentabilidade socioambiental, e tem como origens o projeto "Justiça Oceânica", fomentado pela CAPES/MEC. A ação faz parte do processo de consolidação do Programa de Pós-graduação em Direito e Justiça Social (PPGDJS) da FURG como centro de excelência para pesquisadores e profissionais do campo das Ciências do Mar.

O seminário insere-se na missão da FURG, de ser uma Universidade dedicada aos ecossistemas costeiros e oceânicos. Além de ser uma referência internacional enquanto cluster de excelência em pesquisas na área da oceanologia, o presente seminário soma-se aos esforços de pesquisas sobre justiça socioambiental e sustentabilidade em suas dimensões econômicas e ambientais. 

Programação

Composto por Mesas, cada um destes espaços de discussão foi elaborado para apresentar à audiência uma visão geral e analítica sobre a temática da economia azul ligada ao problema da poluição marinha. Desta forma, o evento é divido em duas mesas principais, uma sobre "Economia azul e proteção do ambiente marinho" e a segunda acerca da "Exploração dos fundos marinhos". As mesas serão compostas por professores, diplomatas e especialistas renomados para discutir os temas apresentados. Após as palestras, haverá um momento de debate com a possiblidade de perguntas direcionadas aos convidados. A seguir, confira o cronograma estipulado:

 14h - Abertura: Justiça Oceânica - Sheila Stolz (FURG)

 14h15 - Justiça Oceânica e a regulação do uso do mar - Tiago Zanella (FURG)

Mesa 1 - Economia azul e proteção do ambiente marinho;

Mediação - Felipe Kern Moreira (FURG)

 14h30 - Economia azul e os desafios da agenda oceânica global - Thauan Santos (Escola de Guerra Naval - EGN)

 15h - Diagnóstico Econômico da Economia Azul do Estado do Rio de Janeiro - Joilson Cabral (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ)

Mesa 2 - A exploração dos fundos marinhos;

Mediação - Victor Ventura (FURG)

 15h30 - A perspectiva brasileira na exploração dos fundos marinhos - Eduardo Sfogglia (MRE - Divisão do Mar, da Antártida e do Espaço)

 16h - O papel da ISA na proteção do ambiente marinho - Jose Dallo (Director of the Office of Environmental Management and Mineral Resources at the International Seabed Authority- ISA)

 16h30 - 17h - Debates


 

 

Sujeto: Eventos