PREPARATIVOS

Robótica 2019 começa nesta semana

Maior evento sobre o tema da América Latina acontece de 22 a 26 outubro

Foto: Fernando Halal/Secom

A partir desta terça, 22 a FURG receberá o maior evento sobre robótica da América Latina. Até o dia 26, cerca de 1,5 mil pessoas participarão do Robótica 2019.

Além dos participantes, são esperados mais 7 mil visitantes durante os cinco dias do evento. Para viabilizar a estrutura necessária, a organização conta com a ajuda de voluntários e equipes que preparam as instalações das atividades com antecedência.

Carregadores, marceneiros, jardineiros e eletricistas são alguns dos setores que auxiliam na organização. Estudantes da FURG também se mobilizaram para auxiliar no processo de montagem e preparação do evento. Débora Debiaze, Engenheira de Automação e voluntária no evento, disse que os voluntários ajudam com o que sabem fazer e que, além disso, “um ajuda o outro e é assim que estamos conseguindo fazer muitas coisas”.

Estudante do primeiro ano de Engenharia de Automação, Jardel Prado atuará como voluntário durante o evento e comentou da expectativa de conhecer a organização interna de atividades deste porte. O bolsista e Engenheiro de Computação Lucas Caetano, que já participou em um dos sub-eventos do Robótica, se interessou pela experiência e diz que o que mais chama a atenção é a organização dos voluntários: “vamos nos auto organizando e vai funcionando”.

O Cidec-Sul e o ginásio poliesportivo do Campus Carreiros receberão as competições finais da 13ª Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), com estudantes do ensino fundamental e médio de todo o país; da 17ª Competição Brasileira de Robótica (CBR), que se soma à competição Latino Americana (Larc), com robôs produzidos pelo público universitário brasileiro e de países vizinhos; e a 9ª Mostra Nacional de Robótica, com exposição de trabalhos de estudantes desde o ensino fundamental até a pós-graduação. 

 

Galería

FURG se prepara para receber Robótica 2019

Foto: Fernando Halal/Secom