BATE PAPO

Revitalização e modernização da revista Vetor é tema de live nesta terça, 27

Atualização do processo editorial faz parte da discussão

A Vetor – Revista de Ciências Exatas e Engenharias, passou por uma revitalização e modernização dos processos editoriais. A comunidade acadêmica, pesquisadores e população em geral são convidados a conhecer as mudanças que visam consolidar a publicação científica como um veículo de divulgação no âmbito brasileiro e mundial em uma live nesta terça-feira, 27, às 10h, no canal da FURG no YouTube.

O lançamento reunirá membros da diretoria do Campus Santo Antônio da Patrulha, como o diretor Antônio Valente e a vice-diretora Darlene Webler, o Pró-reitor de Extensão e Cultura Daniel Prado, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Eduardo Secchi e o editor da Vetor Gustavo Platt.

O Campus Santo Antônio da Patrulha tem as Ciências Exatas e Engenharias como parte do foco. Segundo o diretor Antônio Valente, a publicação de duas edições anuais da revista Vetor deve contribuir com regularidade para a divulgação dos trabalhos científicos desenvolvidos nessas áreas de conhecimento. “A comunidade acadêmica de Santo Antônio da Patrulha se sente honrada pela responsabilidade de dar prosseguimento à publicação da revista”, completa Valente. 

Gustavo ressalta que as mudanças são frutos do esforço conjunto e das demandas das comunidades ligadas às áreas de ciências exatas e engenharias. A criação do novo template, marca e conceito de capa fazem parte dos planos para melhorar a visibilidade da revista. “Essas etapas serão fundamentais para uma futura indexação do periódico”, destaca Platt. O editor ainda destaque que os trabalhos com conteúdo algébrico serão facilitados pelo sistema LaTeX, programa de marcação para a editoração de documentos de alta qualidade tipográfica, específico para a elaboração de textos científicos que permite ao escritor usar textos simples, ao invés de textos formatados.