Extensão

Projeto Quintas Urbanas promove lives a partir desta semana

Quatro encontros compõem a programação do evento

A edição 2021 do projeto Quintas Urbanas começa na próxima quinta-feira, 11 de novembro, com o tema “Paradigmas para pensar o espaço urbano”. A programação do evento conta com quatro encontros que acontecerão de forma totalmente online, pelo canal da FURG no YouTube. Durante as próximas semanas, o projeto reunirá professores da área nas quintas-feiras, a partir das 16h. Os eventos terão espaço para diálogo entre o público e os convidados.

A primeira live recebe o professor Desidério Batista, da Universidade do Algarve, de Portugal. Batista é arquiteto paisagista, mestre em recuperação de patrimônio e doutor em artes e técnicas de paisagem. Além disso, compõe o Centro de História da Arte e Investigação Artística (Chaia) da Universidade de Évora, também do país lusitano. O docente abordará as estratégias territoriais e da paisagem, apresentando suas pesquisas no campo da salvaguarda e valorização de paisagens culturais.

A segunda quinta-feira de evento, no dia 18 de novembro, recebe a professora Olivia Nery, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Nery é bacharela em história pela FURG, mestre em memória social e patrimônio cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e doutora em história pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). A live terá como tema principal o patrimônio industrial, pelo viés dos desafios e caminhos do passado industrial da cidade do Rio Grande.

O encontro do dia 25 de novembro receberá a professora Marcia Alves, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Alves é licenciada em geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutora pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). O tema abordado será “Cidades saudáveis e emoções: sobre o sentir a/na cidade”. Além disso, contará com a presença do graduando em arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) Hugo Souza.

O encerramento do Quintas Urbanas acontece no dia 2 de dezembro, com a presença da professora Paula Novack. Ela é bacharela e mestra em geografia pela UFPel, além de doutora pela Pontificia Universidad Católica de Chile. A geógrafa falará sobre políticas neoliberais, reestruturação urbana, áreas centrais e cidades portuárias.

*Estagiário de Jornalismo, com supervisão de Fernando Halal