PRÉ-RAM

Professores e pesquisadores debatem a antropologia em ciclo de palestras na FURG

Evento antecede a Reunião de Antropologia do Mercosul

Foto: Fernando Halal/Secom

Nesta quinta-feira, 27, os interessados na temática da Antropologia Marítimo-Costeira puderam participar de uma atividade do ciclo de mesas redondas que integra a programação prévia da Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM), que ocorrerá em julho.

Na ocasião, que integra o eixo “Etnografias e Ambientes: perspectivas Sul-Sul” e que propõe a constituição e articulação de uma rede de pesquisadores em torno do tema meio ambiente, foram debatidas as questões voltadas à perspectiva etnográfica de diálogos entre países do sul regional.

A professora Leticia D’Ambrosio, da Universidade da República, do Uruguai, falou sobre sua pesquisa voltada à Antropologia Marítimo-Costeira, as continuidades e descontinuidades da costa leste do Uruguai. O docente Lucas da Silva, da UFPEL, apresentou sua pesquisa de doutorado intitulada “Os materiais de pesca fluindo. Uma arqueologia com os pés na água”. Já os doutorandos do PPG em Educação Ambiental da FURG, Liza Bilhalva e Ederson Silva, trouxeram suas pesquisadas relacionadas às mulheres na pesca e a vivência nos espaços de pescadores, respectivamente. 

O debate foi mediado pelo coordenador do Núcleo de Estudos sobre Populações Costeiras e Saberes Tradicionais (Neco), Gianpaolo Adomilli. 

A iniciativa do ciclo de debates é dos programas de pós-graduação em Educação Ambiental da FURG, em Antropologia da UFBP, em Antropologia da UFPel e do curso de Bacharelado em Antropologia da UFPel.

 

 

Galería

Professores e pesquisadores debatem a antropologia em ciclo de palestras na FURG

Fernando Halal/Secom