ARTE E CULTURA

Professora do ILA participa de homenagem a Pere Sousa na Bienal Posverso, na Argentina

Fabiane Pianowski apresentará um dos resultados da sua pesquisa de pós-doutorado realizada na Universidad de Barcelona

Foto: Arquivo Pessoal

A professora do Instituto de Letras e Artes (ILA), Fabiane Pianowski, participará nesta quinta-feira, 28, do evento teórico da I Bienal Internacional de Poesia Experimental da Argentina (Posverso), realizado no HOTEL DADA, em Buenos Aires, na Argentina. Durante a programação, ela apresentará o trabalho “Factoría MerzMail. Pere Sousa”, em uma noite dedicada ao artista e ativista Pere Sousa, um dos homenageados da bienal. A pesquisa que originou a apresentação é fruto de seu pós-doutorado na Universidad de Barcelona, onde teve a oportunidade de entrevistar e acompanhar o artista nos últimos meses de sua vida.

O Posverso é uma bienal voltada às múltiplas práticas da poesia intersemiótica, organizada pela galeria HOTEL DADA – Base de Arte Correio e Poesia Experimental. Sob a direção dos artistas Silvio De Gracia e Ana Montenegro, o evento busca expandir os limites da poesia tradicional, promovendo a integração de diferentes linguagens artísticas. Seu objetivo é refletir a natureza híbrida e migrante da poesia contemporânea, que transita entre diversos meios e sistemas de signos, além de se posicionar como uma plataforma alternativa e democrática, com uma identidade latino-americana e uma reflexão crítica sobre o contexto local e global das artes.

A bienal - que teve início em 18 de outubro e vai até 20 de dezembro - presta homenagem a dois artistas importantes. Pere Sousa, artista granadino, é lembrado por sua trajetória essencial na poesia experimental e na arte correio, sendo uma das principais figuras dessa vertente na Espanha. Diretor da revista P.O.BOX e criador da Merz Mail, Sousa também se destacou como poeta fonético, especializado na obra de Kurt Schwitters. No Posverso, sua obra será apresentada por meio de materiais do Arquivo HOTEL DADA e discutida no Evento Teórico, realizado nesta quinta-feira, 28. Já Luis Pazos, um dos maiores nomes da arte argentina, é celebrado com a exibição de sua obra na mostra central “Poéticas de la resistencia” e também teve um momento do evento teórico dedicado à sua memória na mesa de homenagem “Luis Pazos. Poesía y acción”, com a participação de Ro Barragán, Silvio De Gracia e Claudio Mangifesta, realizada no último dia 7 de novembro. 

Até o seu encerramento no dia 20 de dezembro, a bienal conta com uma programação diversificada, com várias atividades e exibições previstas, incluindo exposições, leituras e performances, atividades do evento teórico, abertura de novas exposições, projeções e ações em espaço público, além do encerramento do evento com um concerto online. O evento oferece uma plataforma para o intercâmbio cultural e artístico, promovendo o diálogo entre artistas e o público sobre as novas fronteiras da poesia e das artes visuais.

Confira mais informações sobre o Posverso no site oficial.

 *Estagiária sob supervisão do jornalista Hiago Reisdoerfer.

 

Galería

Fabiane Pianowski participa de homenagem a Pere Sousa na Bienal Posverso, na Argentina

Arquivo pessoal