SAÚDE

PPGCS organiza evento para debater One Health e o impacto da química neste processo

Evento será dividido em quatro módulos e acontece de 17 de novembro a 12 de dezembro

Contando com a participação de diferentes pesquisadores brasileiros, o evento “One Health e o impacto da química neste processo” acontece de 17 de novembro a 12 de dezembro, em caráter digital.  Organizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e o Núcleo de Desenvolvimento de Novos Fármacos (Nudefa), a iniciativa conta com o formato mesa redonda, visando promover uma integração multi e interdisciplinar, capaz de promover reflexões científicas em torno de questões rotineiras e pouco debatidas sobre o tema. Interessados poderão inscrever-se clicando aqui.

De acordo com organizadores do evento, foi pensada a abordagem de temáticas capazes de instigar os questionamentos acerca da química como elemento essencial nos estudos da saúde humana, animal e ambiental. Para isso, dividiu-se em quatro módulos, cada um com datas de abertura e encerramento específicas, conforme sequência lógica.

Módulo 1 – Química Analítica (Básica)

Acontecendo de 17 a 19 de novembro, o primeiro módulo do evento abordará aspectos básicos e funcionais da química e como eles são essenciais para o desenvolvimento de ferramentas na saúde como um todo. Neste módulo, serão reunidos experts em química orgânica, inorgânica e analítica, em dois ciclos de palestras.

Módulo 2 – Química Medicinal

De 24 a 26 de novembro serão abordadas as diferentes facetas da química na terapia medicinal. O este módulo também se resume em dois ciclos de palestras, contando com experts da área do desenvolvimento de compostos bioativos antitumorais, antimicrobianos, e métodos espectroscópicos aplicados na análise de fármacos.

Módulo 3 – Química Ambiental/Toxicológica

Do dia primeiro ao dia 3 de dezembro, o terceiro módulo do evento abordará aspectos toxicológicos e ambientais relacionados direta ou indiretamente à química. Neste módulo pretendemos reunir experts da área de ação de preservação do meio ambiente, Green chemistry, toxicidade associada a químicos ambientais, entre outros, em dois ciclos de palestras (01/12 e 03/12/2020 a partir das 18hs).

Módulo 4 – One Health

No último módulo do evento, que ocorre de 10 a 12 de dezembro, será abordada a química como ciência essencial para os estudos de associação ecológica entre a saúde humana, animal e ambiental. Neste espaço, serão reunidas experts das áreas de bioprospecção, etnofarmacologia, radiações não-ionizantes, derivados e análogos sintéticos, fenômenos de transportes, agrotóxicos e, toxicologia ambiental, em outros dois ciclos de palestras.