Em outubro deste ano, estudantes de todo o país participam em Rio Grande da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição científica busca envolver jovens estudantes para o desenvolvimento da robótica, área em expansão no mundo todo, mas ainda com pouca relevância no cenário nacional.
Para que a disputa nacional entre robôs aconteça entre 22 e 26 de outubro na FURG, antes, os estudantes participam das etapas estaduais. Apenas os classificados garantem vaga. E a competição em Rio Grande garante ainda uma vaga na competição internacional de robótica RoboCupJunior Rescue Line.
As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de maio. Há três níveis de competição para a modalidade prática, que contemplam estudantes de ensino fundamental, médio ou técnico. Alunos de cursos pré-vestibulares também podem participar. São equipes de no mínimo dois e no máximo quatro integrantes, com a tutoria de um professor, ligado a alguma instituição de ensino. Há ainda a modalidade Equipe de Garagem, em que nem os estudantes nem o professor tutor precisam estar vinculados a instituições de ensino. A idade máxima para participação dos estudantes é 19 anos.
Além da competição prática, há ainda uma modalidade teórica, de estudo sobre robótica. Essa modalidade tem provas que serão aplicadas nas próprias escolas dos estudantes, em duas fases, 7 de junho e 23 de agosto. As provas abrangem conteúdos disponibilizados no Manual de Estudos da Olimpíada e há cinco diferentes níveis, que contemplam desde o primeiro ano do ensino fundamental até o terceiro do ensino médio.
Todas as informações sobre inscrições, nas diferentes modalidades estão disponíveis no site da OBR.
A Olimpíada Brasileira de Robótica é realizada pela Universidade Federal de São Carlos, pelo Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), pelo Sesi São Paulo e pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, com apoio do governo federal.
Mais informações podem ser obtidas no site www.robotica.org.br ou pelo email robotica@furg.br.