PARCERIA

Marinha do Brasil realiza lançamento de livro junto à FURG nesta quarta-feira, 17

Evento acontece no auditório João Rocha e conta com palestra do Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto

Nesta quarta-feira, 17, a Marinha do Brasil realizará o lançamento da 3ª edição do livro “O Brasil e o Mar no Século XXI”. O evento acontece às 9h, no auditório João Rocha, e é organizado pelo Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra), entidade da qual a FURG é membro-fundador. O material também está disponível em formato digital, na página eletrônica do Cembra: www.cembra.org.br. O evento também contará com a palestra do Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto

De acordo com a comissão organizadora, a presente edição do livro foi lançada em dezembro de 2022, e, em seguida, foi traçada uma estratégia de divulgação e disseminação do conteúdo junto à outras instituições, e, sobretudo, prestigiando os parceiros do projeto - um deles a FURG.

Sobre o Cembra

Estruturado com base na metodologia de Centros de Excelência concebida pela Petrobras, o Cembra é uma organização que segue o conceito da Tríplice Hélice - conceito baseado na perspectiva da universidade como indutora das relações com as Empresas e o Governo -, visando à produção de novos conhecimentos, a inovação tecnológica e ao desenvolvimento econômico.

Enquanto objetivos, o Cembra visa integrar elementos do Poder Marítimo ─ e consequentemente, o desenvolvimento econômico e social para o país -, como resultado de sinergia entre três atores: governo, empresas e universidades.

Sobre o livro

De acordo com a organização, a obra busca levar ao leitor o real potencial desta grande riqueza que permeia o nosso território. Sendo assim, os esforços que constituem a constante atualização e manutenção do conteúdo compilado no livro “O Brasil e o Mar no Século XXI”, tem a intenção de contribuir para a conscientização marítima criada no Brasil, na esteira comemorativa do Ano Internacional dos Oceanos em 1998.

De acordo com a história da obra, o material surge como registro dos debates promovidos e seus resultados, organizados por figuras de expressão nacional em diversos setores ligados ao mar que, ao longo do fim da década de 90, encontravam-se durante sessões plenárias da CNIO ou em Grupos de Trabalho sob os auspícios da Academia Brasileira de Ciências.

O primeiro relatório foi organizado de forma a levantar os aspectos mais importantes da matéria marítima. Compreensivelmente, considerados os destinatários do documento final, atribuiu-se então, ênfase maior aos aspectos econômicos, sem que isso significasse juízo de valor em relação aos demais. Nasceu assim, em 1998, a primeira edição da obra “O Brasil e o Mar no Século XXI – Relatório aos Tomadores de Decisão do País”, que foi distribuído tanto às autoridades federais quanto às do âmbito estadual nas 17 unidades litorâneas do país.

Atualmente na 3ª edição, o material é uma importante ferramenta de diagnóstico para professores, pesquisadores, estudantes e técnicos dedicados ao estudo do mar.