PICS

Lives sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde iniciam nesta sexta, 31

Projeto Rodas Virtuais Formativas tem o objetivo de dar visibilidade às ações realizadas no município

Nesta sexta-feira, 31, tem início o projeto Rodas Virtuais Formativas, que abordará a temática das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics).

O primeiro encontro acontecerá às 17h, na página do Facebook da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), e contará com a participação de Elaine Cristina dos Santos, especialista em Medicina Chinesa e Acupuntura, de São Paulo. Como tema, “Como a milenar Massagem Chinesa pode beneficiar sua saúde nos dias de hoje”. A docente abordará a massagem Tuiná e suas aplicações.

A palestra é gratuita, porém os interessados em obter certificado devem realizar previamente a inscrição neste link. A partir de 14 de agosto, as lives acontecerão no canal da FURG no YouTube.

Denominado de Rodas Virtuais Formativas, o projeto se originou a partir de ações realizadas em 2019 entre a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da FURG e a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Grande (SMS). Já em 2020, as instituições produziram vídeos informativos apresentando práticas que possam contribuir com a saúde, evitando as doenças respiratórias e suas complicações, auxiliando no momento de pandemia do novo coronavírus.

Pics

De acordo com o Ministério da Saúde, as Práticas Integrativas e Complementares utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. Pelo SUS, são ofertados 29 procedimentos de Pics à população.

Em Rio Grande, diversas unidades básicas de saúde já possuem profissionais capacitados para aplicação das Pics. Segundo Carliuza Luna, coordenadora do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc) da SMS, a parceria da FURG com a SMS tem possibilitado o atendimento e o cuidado primário à saúde da população.

Entre as práticas, o município oferta Pics em fitoterapia, acupuntura, auriculoterapia, Reiki, práticas corporais, entre outras. “Uma série de terapias complementares que vem trazer benefícios para a saúde do sujeito como um todo. Não focadas exclusivamente no atendimento da doença, mas em especial na promoção da saúde”, salienta Carla Amorim, diretora de Extensão da FURG.

Cartaz