Formação

Inscrições abertas para Semana Integrada do PPGeo e Semana Acadêmica de Geografia

Programação do evento conta com mesas redondas e minicursos

O curso de Geografia e o Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGeo) realizam entre 6 e 10 de dezembro a 28ª Semana Acadêmica do curso e a 8ª Semana Integrada do PPGeo. O evento conjunto conta com mesas redondas e minicursos. As inscrições para ouvintes podem ser realizadas até 6 de dezembro pelo Sistema de Inscrições (Sinsc) da FURG. O período de inscrições para os minicursos acontece entre 29 de novembro e 6 de dezembro.

O tema será “Educação e pesquisa na Universidade Pública em tempos de crise: desafios e perspectivas na Geografia". A mesa de abertura conta com a presença dos professores Daniel Vallerius, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Nelson Rego, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O assunto do bate-papo será “Políticas e fomento à educação na atual conjuntura política brasileira”

A segunda mesa, no dia 8 de dezembro, debaterá os desafios da pesquisa geográfica no atual cenário de precarização das instituições científicas. O encontro conta com a presença dos professores João Luiz Nicolodi (FURG) e Glaucio Marafon, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. Os debates serão transmitidos no canal do YouTube do Centro Acadêmico da Geografia.

*Estagiário de Jornalismo, com supervisão de Fernando Halal