INCUBAÇÃO

Innovatio promove demoday com 10 empresas pré-incubadas

Evento oportuniza que as empresas em formação apresentem seu modelo de negócios

 Nesta terça-feira, 24, as startups participantes do processo de pré-incubação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da FURG (Innovatio) 2020 terão a oportunidade de apresentar seus modelos de negócios para uma banca de especialistas. O evento, intitulado de Demoday, momento no qual essas empresas, ainda em formação, realizam uma bateria de apresentações e demonstrações para que seu produto, tipo de trabalho e organização sejam devidamente avaliados, mostrando que estão aptos para entregar suas soluções para o mercado. A iniciativa é uma parceria da universidade com o programa StartupRS do Sebrae-RS.

O processo de pré-incubação 2020 aconteceu inteiramente online e em caráter virtual, em função da pandemia e das medidas de segurança que culminaram no isolamento social desde março. O evento ocorre a partir das 19h na plataforma digital do Sebrae – RS, que você acessa clicando aqui.

O que é uma pré-incubação?

Constituindo-se em uma fase de construção e validação do modelo de negócios de uma startup, o momento de pré-incubação é uma jornada de aprimoramento e amadurecimento, tanto em recursos humanos – em relação as pessoas envolvidas no projeto, quanto em modelo e formato de negócios. Em 2020, este processo – que demanda uma grande quantidade de acompanhamento -, foi realizado pela primeira vez de maneira integral via internet.

“Embora evento online não tenha a interação física, ele potencializa conexões profissionais importantes que não seriam possíveis no modelo presencial”, explica a diretora de Inovação Tecnológica da FURG, Danúbia Espíndola. Para a professora, o ambiente virtual também proporciona ganho em aprendizado de metodologias em modalidade híbrida. “Tem sido uma intensa e profícua transformação”, completa.

Para o gestor da Innovatio, Aléssio Almada, a pré-incubação, oferece um ambiente transformador para os empreendedores, para a universidade e para a comunidade. “Para os empreendedores, é uma possibilidade de experimentação, exploração, descobertas e aprendizagens que resultam em novos processos, produtos e serviços com caráter inovador. Para a universidade, provê espaços colaborativos de aprendizagem, onde docentes e discentes experimentam a inter e transdisciplinariedade. Para a comunidade, é um espaço de criatividade”, aponta.

O Demoday

“Neste dia especial, os empreendedores apresentam no formato de pitch – nome utilizado para a apresentação breve e direta de uma empresa, produto ou serviço- seu modelo de negócios, em forma resumida”, explica Aléssio. Para o professor, essa é uma ação que ajuda muito na trajetória da startup, uma vez que a todo momento, principalmente quando inserida no mercado, é preciso apresentar contrapartidas em termos de qual valor ela gera, para clientes, investidores e até mesmo durante a busca por novos sócios.

Portanto, a oportunidade não é apenas um momento para o amadurecimento da empresa, mas também, é um espaço para a geração de visibilidade e contatos.

Cartaz