Acontecerá nos dias 11, 12, 13 e 14 de novembro, no Cidec-sul, o XII Seminário Educação Infantil em Debate e o II Congresso de Alfabetização do Geali, promovidos pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (Nepe) e pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (Geali), do Instituto de Educação e vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação da FURG. O evento - que reúne as duas iniciativas – tem o objetivo de fomentar discussões que envolvem o cotidiano das crianças na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Interessados poderão realizar suas inscrições por meio do Sistema de Inscrições da FURG (Sinsc), clicando aqui. O evento acontece em formato híbrido, e, portanto, no ato de inscrição, é necessário escolher o modo de participação: presencial, híbrido ou virtual. Em caso de escolha pela modalidade presencial, é necessário assinalar duas oficinas disponíveis e um minicurso.
O que esperar do evento?
Nesta edição, a temática debatida pelo evento tratará sobre “Pedagogias da Infância: docência, crianças e as múltiplas linguagens”, assunto que congrega o trabalho e as discussões promovidas por ambos os grupos organizadores. A ação tem como intuito refletir acerca de temáticas caras à educação brasileira, socializar resultados de pesquisas e impulsionar ações e novas parcerias. Além disso, possibilita aos estudantes de graduação e pós-graduação, bem como professores da Educação Básica - que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental - conhecer e dialogar com pesquisadores de diversas instituições em âmbito nacional e internacional.
A programação inclui palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas com professores de Portugal, Argentina e Uruguai, além de docentes do Brasil provenientes de diversas instituições como: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), PUC- Goiás, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), UNIFESP, UNIRIO, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e FURG.
A programação completa está disponível ao final deste texto.
Contextualização e grupos organizadores
A iniciativa é resultado direto da parceria entre o Nepe, criado em 1996, e o Geali, criado em 2012; ambos grupos com mais de dez anos de experiência no debate, e configurados como espaços em que profissionais, acadêmicos de diferentes áreas e pesquisadoras discutem, aprofundam e produzem referenciais acerca da formação de professores, das infâncias, da alfabetização e letramento tanto da Educação Infantil quanto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com este mesmo intuito em mente, em 1997, o Nepe promoveu a primeira edição do Seminário "Educação Infantil em Debate ".
Ligado ao Fórum Gaúcho de Educação Infantil (FGEI) – por sua vez vinculado ao Movimento Interfóruns de Educação Infantil (MIEIB) -, na 9ª edição do Seminário, realizado em 2011, o Nepe promoveu a criação do Fórum de Educação Infantil do Extremo Sul Gaúcho, movimento que aprofunda o debate e estimula relações entre pesquisadores da região para a expansão do debate, congregando pesquisas e fomentando o estudo acerca do tema.
Outra ação capitaneada pelo Nepe que conversa com a temática é o Ateliê da Infância, constituído como um projeto de extensão, a iniciativa visa oportunizar espaço para a brincadeira e a vivência de múltiplas linguagens pelas crianças, bem como para formação de professores da infância da rede pública de ensino da cidade do Rio Grande.
Por sua vez, o Geali realizou o I Congresso de alfabetização em 2022, contando com palestras de grande impacto como da coordenadora de Alfabetização na Coordenação-Geral de Alfabetização de Jovens e Adultos, professora Maria do Socorro Macedo; e do diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do Ministério da Educação (MEC), Lourival José Martins Filho.
Desde 2020 o Geali integra a AlfaRede, por meio de pesquisas sobre alfabetização na pandemia e seus desdobramentos. O laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à leitura (Lapil), é uma das ações de extensão do grupo, visando a formação inicial e continuada de professores.
Confira a seguir a programação do evento.