Artes

ICHI divulga aulas abertas sobre Quadrinhos e Ciências Humanas

Atividades acontecem nos dias 9, 14 e 28 de julho

O Liber Studium, laboratório de Arqueologia do Capitalismo do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) juntamente com o mestrando em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Fabio Goulart, divulgam as aulas abertas com o foco em quadrinhos e as Ciências Humanas.

As aulas abertas têm como objetivo propiciar o contato com os quadrinhos e outras mídias populares da cultura de massa de forma a observar os potenciais de divulgação científica e como objetos para a pesquisa em Ciências Humanas. As reuniões acontecerão neste link

As ações fazem parte das atividades do estágio docente do organizador na disciplina de Seminário de Arqueologia Brasileira, ofertada pelo ICHI ao curso de bacharelado em Arqueologia.

A formação fornecerá atestados de 2 horas para ouvintes, a participação será contada mediante a um formulário disponibilizado nas aulas, e conta com três encontros descritos a seguir:

Dia 09/07 às 10h - Aula aberta com as arqueólogas Me. Izabela Pereira de Lima e Carolina P. da Siilva (UFPE) e o arqueólogo Lucas Alves da Rocha (UFPE), cujo título é "No multiverso dos quadrinhos: reflexões e representações da Arqueologia nos animês e mangás".

Dia 14/07 às 10h - Aula aberta com o designer e professor Lucas do Carmo Dalbeto (UNOESTE), cujo título é "Supergay: diferenças, singularidades e devir nas superaventuras da Marvel".

Dia 28/07 às 10h - Aula aberta com a historiadora e professora Natania Nogueira (UNIVERSO), cujo título é "A pesquisa histórica com HQs".

*Estagiária de Jornalismo, com supervisão de Fernanda Cadaval