PÓS-GRADUAÇÃO

I EPGQ-Sul reúne pesquisadores, professores e técnicos de Rio Grande e Pelotas

Encontro tem viés científico, mas também de debate sobre o futuro da educação superior

Foto: Daniel Correa

Na manhã de quarta-feira, 20, o Cidec-Sul no campus Carreiros da FURG recebeu pós-graduandos, pesquisadores, professores e técnicos em educação integrantes dos Programas de Pós-graduação em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA/FURG) e de Pós-graduação em Química (PPGQ/UFPel). Os participantes debaterão até a quinta-feira, 21, as possibilidades de promover e fortalecer os Programas de Pós-graduação em Química no extremo sul gaúcho, além de realizar discussões científicas e apresentar trabalhos.

O professor do PPGQTA Bruno Soares conta que o encontro foi idealizado como uma forma de ajudar a fortalecer os dois programas, e para que os alunos conheçam os trabalhos e pesquisas desenvolvidas em ambas as universidades. Soares diz ainda que a expectativa da organização quanto à participação no evento foi atendida. “Temos 160 inscritos, sendo destes mais de 100 discentes, assim acreditamos que haverá grandes e oportunas trocas de conhecimento”, comenta o docente.

Durante o encontro as perspectivas da Pós-graduação no Brasil também serão debatidas. Segundo o professor, “o cenário é de preocupação devido à falta de recursos. Queremos discutir as perspectivas de futuro e por isso trouxemos palestrantes envolvidos com o tema. É preciso enxergarmos essa situação como uma questão de sobrevivência”, aponta o professor.

Participaram da mesa de abertura do encontro o vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Química Tecnológica e Ambiental da FURG, Jaqueline Buffon, o coordenador do Programa de Pós-graduação da Ufpel, André Fajardo, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Ufpel, Flávio Demarco e o vice-diretor da Escola de Química e Alimentos da FURG, Fabrício Santana.

O coordenador Fajardo ressaltou que, “devido à proximidade geográfica entre as duas universidades, é preciso fortalecer a rede de colaboração entre os programas, na tentativa de otimizar recursos e experiências. Se pensarmos de forma colaborativa e unirmos nossas forças, é bem possível que esses programas, já bem conceituados, consigam avançar ainda mais em seus conceitos de avaliação”, defendeu o coordenador do PPGQ.

O vice-reitor da FURG lembrou as especificidades que formam a metade sul do Estado e mencionou a importância do desenvolvimento de áreas do conhecimento, como a química, para o fortalecimento da capacidade instalada na região. “É preciso fortalecer essa capacidade e promover o desenvolvimento da região e também do país, através dos resultados das pesquisas elaboradas. Por isso a importância e a excelência de eventos como esse primeiro encontro”, afirmou Giroldo.

Próximos Encontros

O I EPGQ-Sul foi fruto de um evento que aconteceu em 2011, em um encontro de universidades do Sul, que na época já demonstravam o interesse e a importância de estreitar os laços entre os programas de pós-graduação em Química das instituições. Passado esse tempo, a organização do evento espera realizar os próximos encontros a cada dois anos. 

 

Galería

Em primeiro plano pessoas olhando para a mesa que está a frente. Mesa comprida em cima de um palco composta por cinco homens e uma mulher. Ao fundo identificação do evento.

I EPGQ-Sul

Daniel Correa