AMAMENTAÇÃO

HU-Furg promove 2º Mamaço em Rio Grande

Ação incentiva o aleitamento materno

Foto: Divulgação
Imagem mostra participantes da primeira edição do evento

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove o 2º Mamaço do Rio Grande. A ação será realizada no sábado, 7 de setembro, a partir das 15h, no Partage Shopping, e encerra as atividades alusivas ao Agosto Dourado, mês de conscientização sobre a amamentação. A atividade estava prevista para ocorrer no dia 31 de agosto, mas devido ao mau tempo, foi transferida para setembro.

 O objetivo do 2° Mamaço é reunir mães e filhos em um ato simbólico em apoio à amamentação.  Durante a ação, a população receberá informações sobre o aleitamento materno, importância da doação de leite humano, cuidados com o recém-nascido, como agir em caso de engasgo em bebês, planejamento familiar, orientação profissional, bem como participará de atividades lúdicas desenvolvida pela equipe do Banco de Leite Humano (BLH). A atividade contará com a presença de profissionais da área de saúde do Banco de Leite e da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP); bem como do Grupo Viver Mulher, do Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On), da Liga de Enfermagem em Urgência e Emergência (LEUr/Furg) e da Secretaria de Município da Saúde.

 Os Bancos de Leite Humano (BLH) são uma rede especializada em apoiar, proteger e promover o aleitamento materno. O BLH do HU-Furg é o único do sul do Rio Grande do Sul e iniciou suas atividades em 2002, impulsionado pela Comissão do Hospital Amigo da Criança e pelas Amigas do HU, sendo implementado em 2007. Diariamente, a equipe do BLH atende demandas das UTIs Neonatal e Pediátrica do HU-Furg, por isso a doação de leite humano é fundamental para a recuperação das crianças internadas. Podem ser doadoras de leite, as mulheres que estejam amamentando e que tenham a carteira de pré-natal ou exames recentes. As doações podem ser feitas diretamente no Banco de Leite no HU-Furg, de segunda a sexta-feira (inclusive feriados), das 8h às 21h, e nos finais de semana, das 8h às 18h. As coletas em casa podem ser agendadas pelo telefone (53) 3233.8880 – as mães devem seguir as orientações dadas pela equipe responsável pelo BLH.