WEBINÁRIO

Grupo de pesquisa Arte Pública, Entorno e Novos Gêneros promove encontro

Ação contará com participação internacional e de estudante da FURG

Na próxima quarta-feira, 23, o grupo de pesquisa “Arte pública, entorno e novos gêneros” promove seu 1º webinário com participação internacional. O encontro contará com a presença do artista, produtor cultural e escritor, Domingo Mestre (Valência, Espanha), além da participação de Fernando Rocha, artista e estudante de Artes Visuais.

A atividade que acontece às 15h30 pelo YouTube tem o objetivo de dialogar sobre arte pública, paisagem, espaços, sustentabilidade e sensibilidade, trazendo com ênfase a discussão enquanto tema Terrenos Baldios/Brasil, Solares/Espanha.

Domingo Mestre é artista visual e escritor espanhol. Tem formação em Belas Artes, com ênfase em escultura, pela Universidad Politécnica de Valencia (UVP) e mestrado em Gestão Cultural pela Universidad de Valencia (UV). Foi professor da Universidad Europea de Madrid (UEM), professor na pós-graduação de Mestrado de Engenharia Cultural e Mestrado da Arte Contemporânea da mesma universidade. O artista também foi professor colaborador do Departamento de Extensão Universitária da Universidad de Valencia. Seu trabalho como artista pode ser visto em diferentes espaços da Europa e América Latina.

Fernando Rocha, natural de Rio Grande/RS, é estudante de graduação em Artes Visuais Bacharelado pela FURG e designer estagiário da Diretoria de Arte e Cultura (DAC). Sempre sentiu uma forte conexão com a paisagem e os atravessamentos que ela o proporciona. Há dois anos vê a cartografia como linguagem para seus trabalhos poéticos, buscando a afetividade na paisagem local e dando visibilidade ao que denomina de "Não-lugares".

O webinário integra as ações internacionais do grupo em conjunto com a Espanha. Em convênio internacional recentemente assinado pela coordenadora Janice Appel com a Universidade de Castilla – La Mancha (UCLM), foi previsto o intercâmbio nos campos de ensino e pesquisa, tanto nos programas de graduação quanto de pós-graduação, bem como o desenvolvimento de projetos, eventos e intercâmbios culturais, artísticos e esportivos, visando facilitar a internacionalização nas instituições.

O grupo de pesquisa abrange os projetos “Arte pública e a formação de poéticas da paisagem na planície costeira de Rio Grande e seu entorno: monumentos, parques, praças, jardins, feiras e festas populares” e “Observatório de arte pública e as mudanças a partir do Covid-19”. O grupo de pesquisa é coordenado pela docente Janice Appel, e conta com a participação dos bolsistas Leandro Teixeira Castro (CNPq) e Olívia Godoy Collares (Epec).

Cartaz