Aequitas

Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia do Direito promove seminário sobre metodologia e teoria do direito

Evento acontece entre os dias 23 e 26 de agosto

Foto: Reprodução/Aequitas

O Aequitas, grupo que promove estudos e pesquisas em Filosofia do Direito, divulga o primeiro seminário sobre metodologia e teoria do direito. O evento conta com quatro painéis com diversos pesquisadores brasileiros. O objetivo é promover uma forma de conversa dinâmica, através de perguntas e respostas entre os convidados e os participantes inscritos nas salas online. O evento acontece diariamente entre os dias 23 e 26 de agosto, através do Google Meet e com transmissão no YouTube. Os interessados podem se inscrever pelo Sistema de Inscrições da FURG. Cada painel oferece certificado de 2h.
Segundo os organizadores, o objetivo é promover discussões que têm acontecido em ambientes informais para o ambiente acadêmico, como forma de mapear e discutir soluções que levem em conta os reais desafios enfrentados na pesquisa e o estado da arte da tecnologia à disposição. Para isso, destacam a importância das diferentes perspectivas contemporâneas sobre o papel da teoria do direito e das diversas metodologias. 

O primeiro painel acontece no dia 23 de agosto, às 18h30, com a participação de Andrea Faggion e Horacio Neiva, com o tema “Tomando notas de pesquisa”, que busca abordar o sistema Zettelkasten, ou “caixa de fichas”, popularizado pelo sociólogo alemão Niklas Luhmann. O segundo dia conta com o painel de introdução à metodologia das ciências jurídicas, com a participação de Rafael Barba, William Dietrich e João Henrique Luttmer.

Os dois últimos dias de evento contam com painéis sobre as metodologias da teoria do direito e do raciocínio jurídico. Luciana Reis, Guilherme de Almeida e Valdenor Brito Júnior conversarão sobre maneiras de se fazer teoria do direito e as divergências decorrentes do tema. No dia 26 de agosto, às 9h, Cláudio Michelon, Daniel Pearce e Fabio Shecaira fecham o evento com um debate sobre as principais questões enfrentadas pelo teórico do raciocínio jurídico. 

Estagiário de jornalismo, com supervisão de Fernando Halal*