ROBÓTICA 2019

FURG sedia em outubro o maior evento de Robótica da América Latina

Atividades de mostras, competições e olimpíadas serão abertas ao público

a imagem mostra o texto Robótica, sobre uma figura abstrata. Acima, em caracteres menores, o texto: 22 a 26 de outubro. Campus Carreiros - FURG

Robôs que se movem de modo autônomo, ou que jogam futebol, ou ainda de aplicações domésticas, são alguns dos inventos com os quais o público poderá ter contato durante o Robótica 2019 . Considerado o maior evento de robótica da América Latina, este ano, o Robótica acontece na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) de 22 a 26 de outubro.

Integram a programação a 9ª Mostra Nacional de Robótica (MRN), com trabalhos de alunos desde o ensino fundamental até a pós-graduação; as finais da 13ª Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que envolve estudantes de ensino fundamental e médio de todo o país, numa competição de provas práticas com uso de robôs; e a 17ª Competição Brasileira de Robótica (CBR), que se soma à competição Latino Americana (LARC), com robôs produzidos pelo público universitário brasileiro e de países vizinhos. De caráter científico, ocorrem ainda o 10º Workshop de Robótica na Educação (WRE) e o 8º Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR).

Uma equipe de 150 monitores receberá os participantes do evento e os interessados em conhecer mais sobre o universo da robótica, em visitas guiadas aos espaços de olimpíada, mostra e competição. São esperados em torno de 1500 participantes inscritos e mais de 6 mil visitantes.

É a primeira vez que o Robótica acontece no Estado. “É importante destacar que o evento vem para Rio Grande porque o time do Centro de Ciências Computacionais da FURG é reconhecido internacionalmente, tanto na produção científica quanto através dos diversos prêmios trazidos para a FURG em competições anteriores”, avalia a coordenadora de comunicação do evento e professora do Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG, Danúbia Espíndola.

Somam-se à FURG na organização outras universidades e instituições de ensino do Estado, como IFRS, IFSUL, UFPel, UFRGS, UFSM, Unisinos e ainda a Utec do Uruguai. A realização é da FURG, RoboCup Brasil, Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). A Prefeitura Municipal do Rio Grande promove, em conjunto com a FURG, diversos eventos na cidade para recepção dos participantes e visitantes.

“A temática do evento vai muito além da robótica. O evento discute futuro e inovação. Ali as pessoas poderão visualizar o alto nível de automação e robótica que estamos vivendo no marketing, nas redes sociais, na indústria, nas novas oportunidades de trabalho. A aprendizagem de máquinas identificando padrões e comportamentos humanos, os robôs industriais, educativos, humanoides, de conversação (chatbots) e de atividade doméstica, entre muitos outros serão apresentados e debatidos por centenas de estudantes de toda a América Latina”, detalha Espíndola, que complementa: “O Robótica vem nessa grande discussão de futuro - de futuro do trabalho, de futuro de indústria e consequentemente de futuro da educação. Por isso o Robótica é tão rico e tem toda essa abrangência, nacional e internacional”.