HOMENAGEM

FURG, PUCRS e UFSM celebram o centenário de José Saramago

Instituições realizam juntas evento em alusão aos 100 anos do escritor português

A FURG junto a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizam juntas um evento alusivo aos 100 anos do escritor português José Saramago. Mesas redondas com debates acadêmicos sobre a vida e a obra do autor e sessões de comunicação compõem a agenda literária prevista entre os dias 20 e 24 de junho.

Na FURG, a atividade ocorrerá no dia 21 de junho, nos períodos da manhã e da tarde, no auditório do Instituto de Letras e Artes (ILA). Para celebrar o legado do único escritor de língua portuguesa que conquistou o Prêmio Nobel de Literatura, os professores Adail Sobral, Mauro Nicola Póvoas e José Luis Giovanoni Fornos participam da mesa de abertura do evento, às 9h.

Na sequência, às 9h30, outro debate sobre o autor português complementa a programação. A conversa terá a presença do professor José Luis Giovanoni Fornos e contará com as participações dos professores Carlos Nogueira (Universidade de Vigo) e Tainara Quintana da Cunha (FURG). O período da tarde será destinado para comunicações sobre a obra de Saramago, às 14h, e um debate de encerramento, com os docentes Mauro e Adail Sobra e Gabriela Farias da Silva (UFLA).

Na UFSM o encontro que celebra o centenário de Saramago será no dia 20 de junho e, na PUCRS, de 22 a 24. Todas as atividades serão presenciais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do formulário.

Graduandos e pós-graduandos interessados em apresentar comunicações devem enviar resumos de até 10 linhas para o e-mail saramago100furg@gmail.com.  Os trabalhos devem abarcar o tema “José Saramago”. Ouvintes receberão certificados de 6h.

O evento, intitulado José Saramago 100 anos: o inventor de bússolas, possui o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (FAPERGS) e da Fundação José Saramago.

Exposição

Outra atração da atividade será uma exposição sobre a vida e obra de Saramago, no átrio do ILA. Organizada pela Fundação José Saramago, e cedida à FURG, “Voltar aos passos que foram dados”, é composta por 15 banners que remontam a trajetória do literato lusófono e estará disponível para a visitação do público no dia do evento.


GALLERY_CONTENT_START[{"url":"https://www.furg.br/arquivos/Eventos/2022/01-06-22-100-anos-saramago-ila.png","description":"","title":"","caption":""},{"url":"https://www.furg.br/arquivos/Eventos/2022/01-06-22-programao-saramago.jpg","description":"","title":"","caption":""}]GALLERY_CONTENT_END

 

Galería