CIÊNCIA ABERTA

FURG participa do 3º Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais

Evento abordou temas emergentes com palestrantes internacionais e de diversas regiões do Brasil

O 3º Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais (RBRD) discutiu o tema “Ciência Aberta e Repositórios Digitais” nos dias 3 e 4 de julho, no auditório Ministro João Alberto do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro. O foco foi o fortalecimento do trabalho em rede e a troca de experiências entre instituições voltadas à gestão da informação científica.

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) promoveu o evento juntamente com o Instituto Brasileiro de Informação e Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Rede Brasileira de Repositórios Digitais. Os encontros são resultado da necessidade identificada pelo Ibict, que coordena a rede, e das coordenações regionais da rede, de promover um espaço dedicado à discussão sobre repositórios digitais, ciência aberta, dados de pesquisa e acesso aberto.

O evento trouxe temas emergentes sobre os repositórios digitais e congregou palestrantes internacionais e de diversas regiões do Brasil. A professora Angélica Miranda, do curso de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), participou como membro da comissão organizadora e da comissão científica. Na ocasião, ela ressaltou a importância da temática na formação dos futuros bibliotecários, bem como na valorização da produção científica institucional, e explicou que os repositórios estão interconectados, por redes, diretórios, e promovem as instituições.

Referente à ciência aberta, Angélica destacou que as instituições devem se preparar para fortalecê-la, bem como para as discussões sobre inteligência artificial, ética na publicação, integridade acadêmica, preservação digital e outras temáticas que abrangem os repositórios. Ainda, reforçou a importância da FURG estar participando de projetos nacionais e internacionais sobre repositórios.

Esta edição do evento teve formato híbrido, com participação presencial e transmissão ao vivo pelo canal VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, no YouTube. O técnico de tecnologia da informação do Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI/FURG), Rafael Schramm, participou de forma online do evento e acompanhou as discussões. A participação da FURG também envolveu a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e de Extensão e Cultura (Proexc).

Antecedendo a programação, no dia 02 de julho, foi realizada a reunião das coordenações regionais da RBRD, na Rede Nacional de Pesquisa (RNP), com Carolina Howard Felicíssimo e Washington Segundo, com o tema "Repositórios de dados de pesquisa".

Sobre a rede

A RBRD é composta por cinco sub-redes regionais: Norte, coordenada pela professora Célia Simoneti Barbalho (UFAM); Sul, coordenada pelas professoras Angélica Miranda (FURG) e Caterina Pavão (Ufrgs); Sudeste, coordenada pela bibliotecária Claudete Fernandes Queiroz (Fiocruz); Nordeste, coordenada pela bibliotecária Clediane Guedes (UFRN) e Centro-Oeste, coordenada pela bibliotecária Claudia Bueno (UFG).

Cada coordenação realiza ações voltadas à disseminação dos princípios da ciência aberta em sua respectiva região. O Ibict atua como articulador nacional, disseminando boas práticas e recomendações internacionais para a implementação, manutenção e interoperabilidade dos repositórios digitais.