Direito

Fadir promove aula aberta sobre publicismo e garantismo processual

Evento acontece no dia 2 de dezembro, às 20h

A Faculdade de Direito (Fadir) da FURG, por meio da Clínica de Prática Forense em Direito Processual Civil, promove a aula aberta “O contraponto entre Publicismo e Garantismo Processual”. O evento acontece no dia 2 de dezembro, às 20h, e recebe o professor Igor Raatz, da Universidade Feevale. As inscrições podem ser realizadas até 2 de dezembro, neste link.

Segundo os organizadores, o objetivo é abordar o processo como instituição de garantia e sua história até hoje: de instrumento da jurisdição à instituição a serviço dos jurisdicionados. A primeira hora de evento é reservada para a exposição do tema, enquanto o restante do tempo será destinado às discussões. Podem participar estudantes de qualquer instituição de ensino superior. O encontro oferece certificação de duas horas. 

Questões como “O que significa ser o processo uma instituição de garantia?”, “O processo é uma garantia de e para quê (liberdade, igualdade, etc.)?” e “O processo como garantia é uma visão descritiva, normativa, metanormativa ou ideológica de processo, se é que é possível falar nestes termos?” fazem parte da discussão. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail direitofurgcoletivo@gmail.com.

*Estagiário de Jornalismo, com supervisão de Fernando Halal