RODA DE CONVERSA

Encontro reuniu alunos e intercambistas africanos no CC

Café Intercultural proporcionou a troca de conhecimentos entre os participantes

Foto: Vinícius Hädrich

Ocorreu na manhã de quinta-feira, 27, no Centro de Convivências (CC) da FURG, o Café Intercultural. O encontro com intercambistas africanos foi proposto pelos alunos Nodaika Santos e Tainan Silva, do curso de Biblioteconomia, através da disciplina Ação Cultural: teoria e prática, lecionada pelo professor Claudio Renato, onde diversos projetos são desenvolvidos.

Os alunos africanos Elcidio Quiraque, estudante de mestrado em contabilidade, e Keny Panquene, mestrando em economia aplicada, participaram da roda de conversa e contaram sobre suas experiências. Os intercambistas contaram da agregação de culturas, hábitos locais e choques culturais desde alimentação, religião, vestimentas, relações de amizade e como se sentem dentro da universidade.

Segundo Nodaika e Tainan, o objetivo do projeto proposto por eles foi levar os alunos vindos da África para contar mais sobre sua cultura e saber o que há de diferente entre os continentes. “Nós queríamos fazer uma interação, uma troca de conhecimentos. Muita gente não sabe como eles chegaram na FURG e, menos ainda, o que vieram fazer aqui.”, explicaram. “O Elcidio, por exemplo, é professor e veio fazer mestrado em contabilidade”, concluiu Nodaika.