DIÁLOGO E VALORIZAÇÃO

Encontro Resistência Cultural Indígena no Rio Grande acontece nesta semana

Atividade reúne oficinas sobre culturas de aldeias da cidade de Rio Grande

O encontro "Resistência Cultural Indígena no Rio Grande", que acontece até esta quarta-feira, 14 de abril, reúne oficinas sobre as culturas kaingang e guarani de três aldeias da cidade do Rio Grande. As inscrições para participação na atividade podem ser realizadas neste site

O objetivo da iniciativa é dialogar com a comunidade não-indígena visando a compreensão e valorização das culturas autóctones presentes em nosso município. 

Nesta quarta, a partir das 18h, a aldeia Pará-Rokê realiza a oficina "A construção da Casa de Reza e a vinda do Karaí", que abordará a identidade cultural ligada à espiritualidade indígena da etnia Mbya Guarani. Na aldeia, Gabriel da Silva é a liderança espiritual encaminhada por Nhanderu (Deus) para fazer os rezos e fortalecer a espiritualidade dessa aldeia. O karaí falará dos remédios feitos com plantas, usados para a saúde do povo guarani, tanto a do corpo como a do espírito, na recém construída opy (casa de reza). Logo após, o acadêmico do curso de Direito da FURG e professor Gildo Gomes da Silva fará uma oficina sobre a educação tradicional, intitulada “'Kyringue Mbora’i': a educação através do canto e da dança", e sobre o Coral das Crianças Guarani.