Transmissão ao vivo

Em live, FURG abre oficialmente Semana de Ciência, Tecnologia, Inovação e Tecnociência Solidária

Evento acontecerá ao longo de quatro dias e trará debate alusivo à semana comemorativa

Na última terça-feira, 26, foi dada largada para o início da Semana de Ciência, Tecnologia, Inovação e Tecnociência Solidária da FURG. Na oportunidade, estiveram reunidos o reitor, Danilo Giroldo, juntamente com os pró-reitores de extensão e cultura; inovação e tecnologia da informação; e pesquisa e pós-graduação, respectivamente, Daniel Prado; Danúbia Espíndola; e Eduardo Secchi. Os participantes apresentaram suas ações voltadas ao tema e aproveitaram para publicizar a política de inovação e tecnociência solidária da instituição.

O evento - que acontece pela primeira vez na instituição -, tem sua programação acompanhando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), instituída pelo decreto presidencial de 9 de junho de 2004. Na FURG, as ações alusivas ao tema acontecem ao longo de quatro dias, promovendo o debate, também, acerca da tecnociência solidária.

“É uma alegria imensa estar abrindo esta semana comemorativa. Estamos, neste momento, operando um importante conjunto de ações no país, mas na FURG temos a particularidade de incluir a tecnociência solidária, tão fundamental quanto a própria inovação para o desenvolvimento econômico sustentável e horizontal da sociedade”, destacou o reitor.

Sobre a política

Aprovada em dezembro de 2019, a política de inovação e tecnociência solidária da FURG aplica os conceitos previstos no marco legal da Ciência, Tecnologia e Inovação de forma balanceada entre a inovação e a economia solidária. O documento foi construído com base em um grande arcabouço legal, envolvendo leis de estímulo ao desenvolvimento à ciência, à pesquisa e à inovação; a lei estadual de fomento à economia popular solidária; e a Lei da cultura viva, por exemplo.

Com a política, instituiu-se o Sistema Institucional de Estímulo à Inovação e à Tecnociência Solidária (Sieits), composto por setores como a Diretoria de Inovação Tecnologia (DIT), o Núcleo de Desenvolvimento Econômico e Social (Nudese) e o Parque Científico e Tecnológico (Oceantec). A eles, soma-se o Comitê Diretivo de Inovação e Tecnociência Solidária, composto por representantes da FURG e da comunidade externa.

A política tem a intenção de promover interação entre diferentes setores e atores da sociedade, organizações públicas e privadas, assim como movimentos sociais, mobilizando o grande grupo para o desenvolvimento científico e tecnológico. A iniciativa busca, também, a redução das desigualdades sociais, com melhoria das condições de vida a partir da democratização da inovação científica e tecnológica e o estímulo do desenvolvimento da economia solidária com o trabalho junto a cooperativas e associações, por exemplo.

“Dessa forma, a universidade se coloca em contato horizontal no diálogo com a sociedade. Nós entendemos que a universidade não pode se apresentar como a detentora do saber e exclusivamente como uma provedora de soluções, sem considerar o conhecimento tácito e o saber específico que existe e é guardado pela comunidade junto aos seus ofícios. É papel da instituição, portanto, aprender com quem efetivamente desempenha essas determinadas funções na sociedade, para que, em conjunto, seja possível elaborar estratégias colaborativas para chegar nas devidas soluções”, ponderou o reitor.

Conjuntura atual

Para Danilo, o evento acontece em uma conjuntura difícil, em um cenário de profundos cortes em áreas estratégicas ao incentivo da inovação no país. “Viemos de um recente corte no orçamento do MCTI; é também um momento difícil junto à Capes, uma agência que propugnou pelo desenvolvimento e qualificação dos quadros da nossa universidade em todos os níveis. Há, ainda, um contexto complicado com a avaliação quadrienal judicializada e o atraso imenso na vacância de bolsas Pibid e Residência Pedagógica. Por isso é necessário potencializar a nossa capacidade instalada e exaltar o desejo e compromisso dos recursos humanos da instituição no fazer científico, concebendo o impacto dessa produção no desenvolvimento socioeconômico”, declarou.

Segundo o reitor, o ambiente complexo proposto na atual conjuntura precisa servir como motivação, estimulando a comunidade acadêmica na continuidade da luta pela preservação da universidade pública, destacando a importância dos produtos resultantes do fazer científico e do conhecimento qualificado para a sociedade. “Hoje, esse evento representa justamente isso, reafirmando o quanto a FURG está - e deve continuar -, atuando junto à sociedade”, colocou Danilo.

Abertura

Em sua fala, a pró-reitora de inovação e tecnologia da informação apresentou alguns detalhes e destaques da política de inovação e tecnociência solidária institucional, considerando seu caráter estratégico para o desenvolvimento econômico e social nas escalas local, regional, nacional e global, promovendo, também, de forma institucional, a transformação do conhecimento científico em inovação. Danúbia também destacou as possibilidades do Oceantec e sua capacidade instalada.

O Pró-reitor de extensão e cultura, por sua vez, apresentou o estado da arte das ações e grupos coordenados pela pró-reitoria para o campo da tecnociência solidária. Daniel destacou, também, projetos e programas que promovem ações junto a cooperativas e associações, fomentando a economia solidária por meio do trabalho horizontal com a comunidade externa.

Por fim, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, durante sua fala, apresentou as capacidades de atuação da pró-reitoria, tanto em termos de recursos humanos quanto em estrutura física. Para Eduardo, é por meio da pesquisa, intimamente ligada com os programas de pós-graduação da instituição, que é possível colocar em prática a política de inovação e tecnociência solidária da universidade.

Programação

Nesta quarta-feira, 27, o dia será voltado à Tecnociência Solidária: a professora Aline Mendonça apresentará a palestra "A Rede de ITCPs e as Tecnologias Sociais", sob a mediação da professora Liandra Caldasso. Aline é pesquisadora e extensionista da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), coordenadora do Programa de Pós Graduação em Política Social e Direitos Humanos da UCPel, e também compõe a coordenação colegiada da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (Rede ITCPs).

No dia 28, será abordado o tema da Ciência. Na ocasião, as professoras Cristina Russi, do Departamento de Processos Químicos do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); e Gleyci Moser, da Faculdade de Oceanografia da Uerj, apresentam a palestra "Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e sua importância nas pesquisas científicas". A moderação ficará a cargo do pró-reitor Eduardo Secchi e do Diretor de Pesquisa da Propesp, Leandro Bugoni.

Na noite de encerramento, sexta, 29, a Proiti promove o tema Tecnologia e Inovação com a palestra "Inovação - a universidade como vetor de desenvolvimento local". Os palestrantes serão Clarissa Stefani Teixeira, professora da Universidade Federal de Santa Catarina e líder do grupo de pesquisa Via Estação Conhecimento; e Luzi Carlos Pinto da Silva Filho, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, secretário Municipal de Inovação de Porto Alegre e coordenador do Pacto Alegre na capital. O diretor do Oceantec, Artur Gibbon, será o mediador na conversa.

Todas as ações serão transmitidas ao vivo pelo canal da FURG no Youtube, a partir das 19h. As lives serão gravadas e logo após o encerramento de cada atividade já estarão, respectivamente, disponíveis para reprodução assíncrona.