ESPECIALIZAÇÃO

Curso Educação para a Sexualidade realiza aula inaugural em 10 de fevereiro

Início das aulas contará com a participação da Profª Drª. Claudia Pereira Vianna, da USP

O curso Especialização Educação para a Sexualidade: dos currículos escolares aos espaços educativos, na modalidade on-line, aprovado recentemente na FURG, terá a oferta da sua primeira turma, no ano de 2021, com 20 estudantes.

Para marcar o início das atividades, o curso promoverá sua aula inaugural, com a participação da Profª. Drª. Claudia Pereira Vianna, da Universidade de São Paulo (USP), com a fala “Gênero, sexualidade e educação: tempos de disputa”. A aula inaugural, que acontecerá no próximo dia 10, às 19h30, pela plataforma Google Meet, destina-se apenas aos/às estudantes e professores/as que atuam no curso. 


A proposição para a criação desse curso emergiu a partir dos movimentos que o Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), da FURG, vêm promovendo ao longo dos seus 18 anos de atuação no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Através dessas ações e publicações é possível perceber o compromisso do Grupo com os debates acerca das questões de corpos, gêneros e sexualidades, as quais possibilitam a construção de uma sociedade que reconheça as diferenças e as diversidades.


O curso está lotado no Instituto de Educação, é uma parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEaD) e tem como coordenadoras as professoras doutoras Juliana Lapa Rizza e Gisele Ruiz Silva (IE/FURG). A proposta do curso é contribuir para a formação continuada dos/as profissionais da educação, saúde e de outras áreas, por meio das tecnologias da informação e comunicação, nas temáticas de corpos, gêneros e sexualidades nas escolas e nos diversos espaços educativos.

Cartaz