OUTUBRO ROSA

Começa nesta sexta o Simpósio Interdisciplinar de Câncer de Mama

Evento busca contribuir para a formação integralizada dos profissionais da área da saúde

Em alusão ao Outubro Rosa, acontece nesta sexta-feira, 16, e sábado, 17, o I Simpósio Interdisciplinar de Câncer de Mama. O evento conta com a participação de profissionais da área da saúde, com o objetivo de abordar as várias situações a serem enfrentadas pelos estudantes da saúde com relação ao câncer de mama, a fim de contribuir na sua formação de maneira multidisciplinar e integralizada. A iniciativa é organizada pela Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (Liago) da FURG.

Oferecido de forma gratuita, o Simpósio emitirá certificação de 5 horas. A transmissão é pela página da Liago no YouTube (links serão enviados por e-mail). As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas no perfil da Liago no Instagram.

As atividades têm início às 18h desta sexta, com a palestra "Câncer de mama: uma visão geral", da médica Erika Kawano, da PUC-SP. Em seguida, às 18h45, é a vez do professor e médico Arnildo Hackenhaar, da FURG, que abordará o tema "Exames de rastreamento do câncer de mama: o que o médico deve saber". O primeiro dia será encerrado com a palestra da médica Sabrina Gehrke, que atua na Santa Casa do Rio Grande e falará sobre "O tratamento no câncer de mama" a partir das 19h30.

No sábado, a partir das 17h, será a vez de outro time de profissionais. A psicóloga Laura Giroto aborda "Aspectos psicológicos do câncer de mama". A médica Ângela D'Avila fala sobre "Preservação da fertilidade: ser mãe após o câncer de mama" às 17h40. E às 18h20, a fonoaudióloga Bianca Bier da Cunha apresenta a palestra "Amamentação e o câncer de mama".

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de neoplasia mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. No início da década de 1990, foi criado um movimento internacional que ganhou o nome de Outubro Rosa, o qual busca conscientizar a população mundial para o controle do câncer.

Programação