LITERATURA

Clube de Leitura Recitatio promove Sarau Ecos Pessoanos

Iniciativa celebra os 100 anos da obra O guardador de rebanhos

O Clube de Leitura Recitatio, ligado ao Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (ILA/FURG), promove na próxima sexta-feira, 13, o Sarau Ecos Pessoanos, em comemoração ao centenário da obra O guardador de rebanhos, escrita pelo heterônimo Alberto Caeiro, de Fernando Pessoa, considerado um dos poetas mais ilustres do modernismo e um dos maiores expoentes da língua portuguesa.. Será às 16h45, na sala de reuniões do ILA. Toda a comunidade acadêmica e externa está convidada a participar.

A organização do evento destaca que o 13 de junho, aniversário de Fernando Pessoa, foi escolhido para homenagear o poeta e um dos seus heterônimos mais conhecidos: Alberto Caeiro, que Pessoa considerava seu mestre.

Sobre a obra

O Guardador de Rebanhos é um conjunto de 49 poemas escritos pelo heterônimo Alberto Caeiro, de Fernando Pessoa. É um dos marcos do modernismo por sua livre descrição das sensações e pensamentos do eu lírico.

Os poemas foram escritos em 1914 e o livro está em domínio público. As estrofes podem ser lidas como poemas avulsos, formam uma sequência e podem ser entendidas como um dia na vida do guardador de rebanhos. Fernando Pessoa atribuiu a concepção da obra a uma noite de insônia de Caeiro.

 

 

Galería

Cartaz do evento