CULTURA

3ª Feirinha do Livro acontece de 25 a 26 de setembro

Iniciativa tem o objetivo de promover maior acesso à leitura para estudantes da Educação Básica

Desenvolvido e executado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), da FURG, desde 2007, a Feirinha do Livro consiste em um espaço voltado para o incentivo à literatura, leitura e ao livro. Utilizando-se de diversas abordagens, a iniciativa tem o objetivo de promover amplo acesso a ações culturais da universidade para estudantes e profissionais da Educação Básica. Com o lema “Um encontro, uma festa”, a terceira edição do evento acontecerá no Cidec-Sul, de 25 a 26 de setembro.

Para o evento, escolheu-se como patrono o cantor, compositor e escritor Rodrigo Munari. A programação da 3ª Feirinha do Livro da FURG está disponível ao final deste texto.

Projeto

A Feirinha do Livro da FURG, idealizada pela Proexc, por meio da Diretoria de Arte e Cultura (DAC) teve início em 2017, quando ainda consistindo em uma proposta piloto, atendeu cerca de 250 crianças da Educação Infantil de uma escola pública municipal, e aproximadamente 60 professores da Educação Básica. Na oportunidade, foram realizadas diversas atividades com vistas a oportunizar experiências culturais e um espaço formativo voltado para a literatura.

Em sua segunda edição, no ano de 2018, a iniciativa atendeu cerca de 1.100 crianças, estudantes das classes de alfabetização. O número, quando comparado com 2017, revela um crescimento significativo correspondente a 340%. Assim, a expectativa da DAC é de que, nesta nova edição, novamente percebe-se um aumento no número de crianças atendidas, expandindo não apenas o projeto em si, mas seu alcance e sua projeção dentro e fora do contexto acadêmico.

Este projeto é resultado de inúmeros processos avaliativos da Comissão de Organização da Feira do Livro, que ao longo do tempo, sentiu a necessidade de que a universidade realizasse ações literárias para gerar a oportunidade de participação das escolas, uma vez que a Feira do Livro da FURG é realizada em período de recesso escolar. Dessa forma, a iniciativa assume um papel de relevância social, vindo ao encontro de alguns compromissos e objetivos da universidade, como a formação de cidadãos cultural, social e tecnicamente capaz, por exemplo.

Além disso, a Feirinha do Livro promove uma intensa articulação entre os produtos internos, gerados pela comunidade da FURG com a comunidade externa, gerando visibilidade a propostas institucionais voltadas à literatura e às infâncias, assim fortalecendo maior integração com instituições e propostas externas, que encontram nesta ação uma oportunidade de maior integração com a universidade.

Programação