INCLUSÃO

Centro Esportivo recebe Festival Paralímpico neste sábado, 21

Evento ocorre simultaneamente em 69 cidades do Brasil

O Centro Esportivo da FURG irá sediar o 2º Festival Paralímpico neste sábado, 21, no Campus Carreiros. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) promove o evento simultaneamente em 69 cidades do Brasil, para celebrar o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, 22 de setembro.


Em Rio Grande, a realização é da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Projeto Paradesporto da Assessoria de Educação Física. O apoio da universidade se dará por meio do curso de Educação Física e da Pró-reitoria de Extensão. A comissão organizadora receberá 150 alunos com deficiência, na faixa etária de 10 a 17 anos, de ambos os gêneros. Eles vão participar das modalidades de goalball, atletismo e bocha. As atividades têm início às 8h30 e se estendem até as 11h30.
A FURG envolve professores e alunos dos cursos de Educação Física, Psicologia e Pedagogia. Para o coordenador adjunto do curso de Educação Física, Arisson Gonçalves, a realização do Festival Paralímpico na FURG representa "um ganho muito grande na formação dos nossos alunos. Explorar temáticas como essa é inevitável e sempre urgente". Segundo ele, a adesão dos estudantes ocorreu de forma voluntária e superou as expectativas.
"A ideia é tornar o esporte como ferramenta de inclusão, para que possamos ter mais pessoas interessadas em trabalhar com o movimento, e mais alunos com possibilidade de serem atendidos", avalia o professor da rede municipal de ensino, Felipe Motta.
De acordo com o CPB, o Festival Paralímpico tem por finalidade promover três modalidades paralímpicas em cada núcleo, distribuídos em todo o território nacional, de forma lúdica, para um grupo de até 50 crianças com deficiência em cada modalidade, em forma de circuito.
No Rio Grande do Sul, outras quatro cidades foram escolhidas para sediar o festival em 2019: Gravataí, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Santo Ângelo. A data foi instituída a partir do Decreto de Lei Nº 12.622, de 8 de maio de 2012.