TECNOLOGIA

Centro de Ciências Computacionais sediará três eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação em novembro

Inscrições estão abertas com desconto até 21 de setembro

O Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG sediará, de 6 a 9 de novembro, três eventos importantes para o cenário da computação nacional, promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). São eles: SIBGRAPI, SVR e SBGames. As inscrições para participação estão abertas até a data de início do evento, neste link, sendo que há um desconto na taxa de inscrição até 21 de setembro. Estão aptos a participar estudantes de graduação ou já graduados, professores de escola fundamental e profissionais de áreas relacionadas.

De acordo com o docente do C3, Rafael Berri, a escolha da FURG como sede se deu no final dos eventos realizados no ano passado, onde a unidade apresentou informações sobre sua infraestrutura, e outros eventos realizados, como o Robótica 2019.

“Nós passamos pelo crivo da SBC naquela ocasião. Foi analisada toda a proposta de candidatura do C3, considerando os aspectos de infraestrutura e corpo técnico necessário para sediar esses eventos”, lembrou o professor.

Confira abaixo mais informações sobre cada um dos eventos.

SVR – Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada

É a principal conferência sobre realidade virtual e aumentada no Brasil, sendo organizado pelo Grupo de Interesse em Realidade Virtual (CERV) da SBC. Anualmente, o evento se estabelece como um fórum para a troca de ideias e inovações relacionada à realidade virtual e aumentada. Com a crescente relevância dessas tecnologias em áreas como jogos, medicina e educação, o SVR tem como objetivo divulgar as pesquisas nessas temáticas e promover discussões sobre o uso dessas tecnologias nos mais variados âmbitos.

SBGames 

Apoiado pela Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CEJOGOS), o SBGames é um simpósio anual de jogos e entretenimento digital do Brasil, que atrai desenvolvedores, artistas e acadêmicos da indústria de jogos. O evento oferece uma plataforma para discutir as tendências, compartilhamento de experiências e exploração do vasto mundo dos jogos eletrônicos e entretenimento digital. A ação contará com tutoriais, concursos de teses e dissertações, palestrantes convidados, festival de jogos e de artes, fórum de ensino e de esportes eletrônicos. Também haverá 6 trilhas científicas com sessões técnicas que cobrem as principais áreas relacionadas.

SIBGRAPI:

Teve início em 1988 e combina elementos da computação gráfica e visão, reconhecimento de padrões e processamento de imagens. Constitui-se como uma conferência voltada para pesquisadores e profissionais que trabalham com processamento de imagens, visão computacional e gráficos, sendo também um espaço para o compartilhamento de novos estudos e avanços nesses campos, bem como para estabelecer redes de colaboração entre os participantes. O evento é organizado por um comitê internacional e os anais são publicados pelo IEEE Xplore desde 1997 e, desde 2018, é coorganizado com o SBGames e o SVR.