EXAME NACIONAL

Campus Carreiros da FURG recebe candidatos do Enem neste domingo

Acesso aos pavilhões poderá ser feito pelo pórtico principal e pela Via 3

Foto: Arquivo/FURG

 As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorrerão em dois domingos, 17 e 24 de janeiro de 2021, ambas no turno da tarde. No primeiro domingo do exame são aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração. No segundo domingo serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração.


Nesta edição, devido à pandemia da Covid-19, o Campus Carreiros da receberá a metade do número de candidatos que costuma receber para prestar o exame. O prefeito universitário Fernando da Costa Afonso informa que devido aos protocolos de segurança, este ano será um quantitativo bem menor do que nos anteriores, que em tempos normais, gira em torno de 5.000 candidatos por domingo. "Neste ano, 2.536 candidatos farão as provas no Campus Carreiros, respeitando os afastamentos dentro das salas de aula. Os candidatos farão as provas nos pavilhões 1, 2, 3, 4 e 6", explica.

O INEP alterou o horário de abertura dos portões, antecipado agora em meia hora. A Prefeitura Universitária informa que os portões serão abertos mais cedo, às 11h30, para evitar aglomerações. Os acessos ao Campus Carreiros serão liberados a partir das 6h, pelo pórtico principal e pela Via 3 (Carreiros). As portas dos pavilhões serão fechadas às 13h.

 O MEC lembra ainda que a aplicação das provas seguirá o horário oficial de Brasília, sendo:

11h30 - Abertura dos portões;
13h - Fechamento dos portões;
13h30 - Início das provas;
19h - Término das provas do 1º dia;
18h30 - Término das provas 2º dia.


O Enem foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame aperfeiçoou sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas. Os participantes do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Sujeto: Eventos