Literatura

4ª Feirinha do Livro lança e-book sobre desnaturalizar preconceitos e valorizar vidas

Abertura do evento virtual foi de estreia da patrona Andriara Nunes Nunes como escritora

Em sua 4ª edição e pela primeira vez no formato virtual, a Feirinha do Livro da FURG teve início na manhã desta sexta-feira, 4, com a live de abertura em que foi lançado o e-book “Professora Andriara em O gato preto”, obra de estreia da patrona Andriara Nunes Nunes na literatura. Elaborado no contexto da pandemia, o livro inspirou o tema do evento, “Um presente chamado vida”. Além da homenageada, participaram da solenidade conduzida pela cerimonialista Bruna Costa o vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado, e a diretora de Arte e Cultura, Débora Amaral. As atividades da programação seguem à tarde.

A construção do livro foi um processo compartilhado que se deu a partir das discussões na escola, da curiosidade das crianças, contou Andriara, que como professora e mestranda, estuda e milita por uma pedagogia antiespecista e tem prática docente voltada ao combate a preconceitos de toda ordem e à valorização de vidas. “Me torno escritora nesse movimento, em sala de aula”, disse. “Fico muito feliz de estar lançando [o livro] hoje, e de saber que esta é uma construção coletiva, das crianças, da escola pública, da universidade pública, o que a gente precisa muito, sim, valorizar cada vez mais”, concluiu a escritora.

Projeto extensionista consolidado na comunidade, a Feirinha do Livro da FURG começou em 2017, reunindo no Cidec estudantes de três escolas do entorno do Campus Carreiros. No ano seguinte, foram nove escolas participantes das atividades. Em 2019, 15 escolas de diversas regiões de Rio Grande estiveram presentes. O 2020 atípico também oportunizou a ampliação do alcance do evento. Ao longo do dia, o e-book será distribuído às secretarias de educação dos municípios em que a universidade tem campi, Santo Antonio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar, e para Morro Redondo, parceiro da FURG em processos de formação de gestores escolares. Para Débora Amaral, o livro é “carregado de presenças, de histórias de vida, de amor. A gente quer que esse livro chegue nas famílias e nas escolas, que seja lido de forma coletiva e possa ser compartilhado”, disse.

“Essa feirinha tem uma marca, foi pensada desde o início com essa capacidade de promover ações de arte e cultura no campo da literatura e também de ser um espaço de formação, de colaboração [na formação docente] inicial e continuada”, avaliou a diretora. Na programação da feirinha, ocorrem ainda contações de história e uma roda de conversa sobre formação inicial e continuada. Todas as atividades são transmitidas no canal da FURG no YouTube.