AUDIOVISUAL

4ª edição da Fresta – Mostra Audiovisual começa nesta quinta-feira, 17

Evento promove espaço para exposição de curtas e outros trabalhos audiovisuais

Foto: Divulgação

Chegando em sua 4ª edição em 2019, a Fresta – Mostra Audiovisual, evento promovido pelos cursos de Artes Visuais - licenciatura e bacharelado, do Instituto de Letras e Artes (ILA) da FURG, começa nesta quinta-feira, 17, às 13h30, no Prédio das Artes Visuais. Na oportunidade, além da exposição de trabalhos e da Mostra de curtas, a iniciativa – que conta com atividades até 15 de novembro - traz também como atrações uma exposição em homenagem a Claudia Paim, a produção audiovisual dos convidados André Parente e Lucas Parente, os filmes-intervenções do I Festival Internacional de Performances Mínimas Urbanas e o filme Mirante, de Rodrigo John.

O projeto Fresta, criado pelos professores Ana Maio e Marcelo Gobatto, tem o objetivo de promover e divulgar a produção artística em cinema e vídeo experimental, além de assegurar um espaço cultural de difusão, exposição e formação em Artes Visuais, assim contribuindo com as reflexões e as pesquisas acerca do tema e a respeito da arte contemporânea no Brasil. 

Programação de abertura

Na oportunidade, estará presente o artista visual e cineasta André Parente (UFRJ) que apresentará um programa de 10 filmes e vídeos seguido de comentários sobre o compilado. Às 17h, na Sala de Experimentação, haverá a abertura da exposição homenagem à Claudia Paim. Logo após, terá a sessão comentada de filmes e vídeos de Lucas Parente, inclusive com lançamento de filme inédito.

Na sexta, 18, às 14h, na Oficina de vídeo acontece a exibição do I Festival Internacional de Performances Mínimas Urbanas em vídeo e do programa de curtas da FRESTA, contando com uma roda de conversa com as professoras Ana Maio e Janice Appel, juntamente com os professores Marcelo Gobatto e Cláudio Tarouco de Azevedo dos cursos de Artes Visuais do ILA. O evento é organizado por Elia Torrecilla e Miguel Molina, por meio de uma parceria com a Universitat Politècnica de València e do artista Domingo Mestre.

O festival tem como tema "Corpo Urbano em Ação", e reúne um conjunto de trabalhos videográficos (registro de ações, intervenções, videoperformances) ocorridos no espaço urbano por meio de gestos performativos mínimos na vida cotidiana.

No mais, o evento conta com uma vasta programação, que dura até o dia 15 de novembro. Para ficar por dentro do que acontece na 4ª edição da Fresta e das próximas atividades do projeto, continue acompanhando o portal da FURG e a página do evento no Facebook.

Sobre os convidados

Andre Parente é artista e teórico do cinema e das novas mídias, e, também, ocupa o cargo de professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1987 obteve o doutorado na Universidade de Paris 8 sob a orientação de Gilles Deleuze. Em 1991 fundou o Núcleo de Tecnologia da Imagem (N-Imagem) da UFRJ. Entre 1976 e 2018 produziu inúmeros vídeos, filmes e instalações nos quais predominam a dimensão experimental e conceitual. Seus trabalhos foram apresentados no Brasil e no exterior, a exemplo de países como Alemanha, França, Espanha, Suécia, México, Canadá, Argentina, Portugal, Colômbia e China.

Lucas Parente, por sua vez, dedica-se ao cinema e à escrita, além de desenvolver pesquisas independentes voltadas para a história da imagem, das cidades e das religiões. O pesquisador tem realizado projetos em parceria com diversos artistas e cineastas, e, entre seus trabalhos, se destacam A Bela e a Fera ou Uma Ferida Grande Demais, vídeo-instalação feito em parceria com André Parente e exposta no Museu de Arte do Rio (MAR), em 2014, SatanSatie ou Memórias de um Amnésico (2015), média-metragem co-dirigido com Juruna Mallon e Calypso (2018), longa-metragem co-dirigido com Rodrigo Lima.

Homenagem

Em sua mais recente edição, a Fresta se prepara para realizar uma homenagem à artista brasileira Claudia Paim (1961-2018), exibindo obras recentes em videoperfomance, arte sonora, videoarte e registros de performances realizadas no Prédio das Artes durante as atividades do projetoRuído&Gesto. Este evento foi criado e organizado pela artista, ativo de 2012 a 2016, no período em que atuou como professora dos cursos de Artes Visuais do ILA - FURG.

Claudia e sua produção em performance são referências na arte contemporânea brasileira e latino-americana, desafiando os lugares-comuns da arte com a intensidade e a força que lhe era característica. Mas não só na performance que a artista tinha sua importância, uma vez que, enquanto pesquisadora, realizou pesquisa inédita e pioneira a respeito dos espaços da arte contemporânea e os coletivos de artistas no Brasil e América Latina entre os anos 2000 e 2009, durante mestrado e doutorado em História, Teoria e Crítica da Arte no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Por todas suas conquistas, relevância e importância não só para a arte, mas para a pesquisa em arte no âmbito acadêmico, Claudia Paim recebe as justas homenagens do instituto em que dedicou seus últimos anos de atividade.

 

Cartaz

Galería

Imagem foca em televisor no qual está sendo exibido curta durante o evento

4ª edição da Fresta começa nesta quinta-feira, 17

Divulgação