ENCONTRA 2020

2º Encontro de Tradução da FURG encerra nesta sexta, 10

Palestra de abertura do evento abordou as ações da universidade para o público externo

Encerra-se nesta sexta-feira, 10, o Encontra 2020 – 2º Encontro de Tradução da FURG, promovido pelo Núcleo de Tradução (Nutra) do Instituto de Letras e Artes (ILA). O evento, que registrou mais de 1500 inscrições, teve sua abertura na noite de segunda-feira, 6 de julho, com uma live no canal do Nutra no YouTube. Ao longo da semana, todas as noites as palestras, acessíveis em Libras, foram transmitidas ao vivo no canal.

A solenidade de abertura contou com a presença da reitora da FURG, Cleuza Maria Dias Sobral, bem como dos pró-reitores de Graduação e Pós-graduação, Renato Dias e Eduardo Secchi, do secretário de Relações Internacionais, Milton Asmus, da diretora do ILA, Elaine Nogueira, e do coordenador geral do evento, Rodrigo Pereira. Os participantes ressaltaram a importância de ações como o Encontra 2020 para a universidade e para o público externo, bem como a qualidade e relevância do evento em tempos tão delicados em meio à pandemia.

A segunda edição do Encontra debruça-se sobre as temáticas da “Tradução e Cultura”, consideradas enquanto instâncias teórico-práticas, que se encontram conectadas de maneira complexa e interdependente nos diversificados fazeres tradutórios. Voltado para o público acadêmico e profissional, o evento conta com 13 Simpósios Temáticos, nos quais foram acolhidos mais de 150 trabalhos, na forma de comunicação oral, além de palestras, mesas-redondas, um minicurso e duas oficinas.

A conferência de encerramento, intitulada “Tradução como recepção e (re)elaboração cultural”, será ministrada pelo professor e tradutor Leonardo Antunes (UFRGS), que trabalha com tradução e recepção da poesia greco-latina.

A programação completa do evento pode ser acessada neste link.