CULTURA

Revista Multidisciplinar de Estudos Nerds/Geek divulga chamada para dossiê temático

Envio de artigos, resenhas, ensaios textuais e visuais para a publicação deve ser feiro até o próximo dia 31 de julho

A Revista Multidisciplinar de Estudos Nerds/Geek, publicada pelo Pulp - Coletivo de Estudos Nerds/Geek da FURG, divulga chamada de artigos, resenhas, ensaios textuais e visuais para a publicação no dossiê "Trauma nas Mídias: Representações, Narrativas e Impactos Culturais", organizado pelos pesquisadores Mario Marcello Neto, Artur Rodrigo Itaqui Lopes Filho e Felipe Radünz Krüger. O envio de materiais deve ser feiro até o próximo dia 31 de julho através deste LINK

O objetivo do dossiê é reunir artigos que abordem de forma ampla e profunda as complexas relações entre mídias e traumas, explorando as inúmeras possibilidades de representação e impacto na sociedade contemporânea. Com base no entendimento de que as mídias desempenham um papel central na construção e disseminação de narrativas traumáticas, a intenção é fomentar o debate sobre como essas experiências são retratadas e reinterpretadas em diversas plataformas, sejam elas tradicionais ou digitais.

Além das representações explícitas de eventos traumáticos, o dossiê acolhe investigações sobre a maneira como as mídias abordam temas como a memória, o esquecimento, e a resiliência frente ao trauma. Textos que explorem como o trauma é narrado de maneira implícita ou subliminar em produtos culturais de massa, como séries de TV populares ou franquias de filmes, são especialmente bem-recebidos.

O dossiê busca incluir uma diversidade de abordagens teóricas e metodológicas, sejam elas históricas, sociológicas, culturais, psicanalíticas, ou tecnológicas. Trabalhos que abordem temas como a representação do trauma em mídias emergentes, a relação entre trauma e identidade cultural, ou ainda a influência das plataformas digitais na forma como os traumas são vivenciados e compartilhados, serão especialmente valorizados. O intuito é criar um espaço de diálogo multidisciplinar que permita uma compreensão mais abrangente e crítica dos efeitos das mídias na construção das experiências traumáticas na contemporaneidade.