Literatura

Projeto Leia Rio Grande inicia nesta quinta-feira, 8

Atividade tem como objetivo incentivo à leitura de autores do munícipio

A Diretoria de Arte e Cultura (DAC), juntamente com a Secretaria de Município da Cultura, Esporte e Lazer e o Conselho Municipal de Política Cultural - Setorial Literatura, promovem o projeto “Leia Rio Grande”. O intuito é de incentivar a leitura de autores da cidade do Rio Grande, além de estabelecer a conexão com grupos, coletivos, instituições e pessoas que estejam diretamente ligadas com a literatura local, a fim de criar uma rede de apoio entre os escritores e os profissionais do livro. Nesta quinta-feira, 8, às 19h, acontecerá o lançamento da iniciativa em uma transmissão online no Facebook.

Também faz parte da ação o trabalho com a memória da literatura rio-grandina, com a criação de conteúdos acerca da bibliografia e biografia de autores da cidade. Para o dia do lançamento, a equipe organizadora dividiu a live em dois blocos. O primeiro será a apresentação do projeto, com a equipe organizadora: Paula Liaroma (CMPC), Débora Amaral (DAC), Thomas Vieira (DAC) e Luciana Gepiak (SCEL), bem como as ações que serão traçadas ao longo do desenvolvimento do trabalho. Já no segundo bloco, tendo como temática "A literatura em Rio Grande: desafios e perspectivas", os convidados, o secretário de Município da Cultura, Esporte e Lazer (SCEL), Luís Henrique Drevnovicz; a professora do Instituto de Letras e Artes - FURG, Fabiane Resende e o professor do IFRS e escritor Daniel Baz dos Santos estarão presentes para um bate-papo.

Programação

A programação do projeto segue durante todo o mês de julho com diferentes enfoques. No dia 15 de julho, das 19h às 21h, sob a coordenação da escritora Andréia Pires, acontecerá a oficina de Escrita Criativa "Rio Imenso: processo criativo e repertório". O evento será online, via Google Meet. As inscrições podem ser realizadas a partir entre os dias 7 a 14 de julho, no formulário.

No dia 22 de julho, a partir das 19h, no perfil da DAC do Facebook, será a vez do "Encontro de Mediadores de Leitura de Rio Grande".

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no Instagram ou através do e-mail: leiariograndeprojeto@gmail.com.

*Estagiária de Jornalismo, com supervisão de Fernando Halal

Cartaz