Arte e ruínas

Oficina Caminhar, Coletar, Publicar convida a mergulho nas cidades

Parte do projeto Inventário, da artista Beatriz Rodrigues, a atividade acontece nos dias 3, 4, 10 e 11

Inspirada no conto Casa Tomada, de Júlio Cortázar, a oficina Caminhar, Coletar, Publicar estimula reflexões sobre o espaço simbólico da casa e a caminhada e a coleta pela cidade como práticas estéticas. Os artistas Beatriz Rodrigues e Gustavo Reginato conduzem a atividade nos dias 3, 4, 10 e 11 de dezembro, em encontros online na plataforma Zoom e prática individual de ateliê, em que serão realizados experimentos criativos com os participantes para a editoração de um livro de artista coletivo. Mais de 50% das vagas foram destinadas a estudantes de Artes Visuais da FURG. As inscrições foram prorrogadas até quarta-feira, 2, e podem ser feitas aqui.

A oficina integra o projeto Inventário, financiado pelo Procultura Rio Grande 2019, e é um dos desdobramentos da exposição individual Inventário, de Beatriz Rodrigues. Com obras baseadas em fotografias de ruínas de cidades do Rio Grande do Sul, em especial Rio Grande, e de Salvador (Bahia), a exposição deve ser montada em 2021, pós-pandemia, na galeria Espaço Incomum, da universidade.

O livro resultante da oficina, intitulado Inventariar ruínas, será publicado pela Editora Caseira e tem lançamento previsto na Feira Empoderamento gráfico. Apoiam a realização do projeto a Diretoria de Arte e Cultura (DAC), da Pro-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), o curso de Artes Visuais e a Galeria de Arte Espaço Incomum, do Insituto de Letras e Artes (ILA), e a Escola Estadual Silva Gama.

Saiba mais sobre a oficina e o projeto Inventário no site, e nos perfis da proposta no Instagram, no Facebook e no Youtube