O carnaval de rua da Ilha da Torotama é uma expressão viva da tradição cultural do interior do município do Rio Grande. Com características únicas, as cores, fantasias e abadás que vibram entre o verde, o amarelo, o azul e o vermelho revelam o carnaval da Torotama através da paixão pelo futebol, uma vez que sua gênese está na formação dos clubes Fiateci e Novo Avante.
Esse é o foco da Mostra Fotográfica Torotama, realizada pelo projeto Vida, Voz e Cor dos Sujeitos(as) da Pesca Artesanal na Lagoa dos coordenado pela professora Juliana Franz e vinculado ao Núcleo de Análises Urbanas e Culturais (Nauc/FURG), que no último dia 20 de abril recebeu os protagonistas do evento: os moradores da Torotama.
Durante a ação, foram exploradas diversas narrativas envolvendo os clubes de futebol e o carnaval da Torotama. De acordo com uma das participantes, "o carnaval envolvendo os dois clubes é uma tradição que se mantém viva, no dia que um acabar, acaba o outro também".
A professora Juliana Franz destaca que foi uma tarde repleta de histórias que dão vida ao carnaval local a cada ano. Os moradores levaram fotografias antigas, recordaram histórias familiares, bem como as modificações espaciais que ocorreram ao longo dos anos. "O ponto de encontro antigamente era pela praia. Um clube ia pela praia e o outro ia pela estrada, daí, ou na ida ou na vinda, se encontravam. Antes tinham mais dois blocos, o Bom Vizinho e o Bom Sucesso", recorda uma moradora da ilha.
"O Carnaval de Rua da Ilha da Torotama é Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande, através da Lei nº 8.352, de 9 de maio de 2019 e desempenha um papel crucial na preservação e expressão das tradições culturais, onde por meio de sua manifestação artística ajuda a promover a coesão social, fortalecer os laços comunitários e preservar a tradição popular", afirma a professora. Para acompanhar as ações do projeto, acesse o Instagram. A exposição ocorre até dia 30 de abril na Galeria de Arte no Partage Shopping.